Secretarias

Os secretários municipais são nomeados pelo Prefeito e trabalham à frente de áreas específicas e estratégicas para o bom funcionamento do município. 

O que faz o Gabinete do Prefeito

A estrutura do Gabinete do Prefeito tem como objetivo assessorá-lo no planejamento, na execução, na avaliação e no aprimoramento de programas, ações e políticas da administração municipal.Além disso, realizar todo o acompanhamento de ações, bem como realizar a interlocução entre as comunidades, líderes de todos os setores com as Secretarias Municipais. Também, participação efetiva no comitê gestor de efeitos meteorológicos, como é o caso da crise de chuvas fortes na cidade.

A ligação entre o Gabinete e o cidadão se dá por meio da Ouvidoria e também diretamente pelo prefeito e sua equipe, que mantêm um canal de comunicação direto com a comunidade. O Gabinete também é responsável por registrar o expediente oficial do prefeito e as Leis, Decretos, Portarias, editais e ofícios expedidos pela Prefeitura.

Última atualização em 07/05/2024, às 15h32

O que faz a Secretaria Municipal de Governo

A missão da Secretaria de Governo (Segov) é assistir ao prefeito na sua representação civil e nas relações com autoridades em geral, contribuir para a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas setoriais do Gabinete do Prefeito. A Segov também trabalha para estabelecer diretrizes para atuação do Gabinete do prefeito e do vice-prefeito, promover a integração da população ao processo de gestão pública municipal e assessorar tecnicamente o Poder Executivo Municipal na articulação e acompanhamento, análise e controle dos assuntos relacionados ao Senado Federal, à Câmara de Deputados, à Assembleia Legislativa e, principalmente, à Câmara Municipal.

Última atualização em 07/05/2024, às 15h21

O que faz a Secretaria de Gestão e Planejamento

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges) coordena o planejamento e a execução integrada das políticas, programas e ações da administração municipal.

Dentre suas atribuições, estão:

  • Gestão: coordena, planeja, normatiza e executa os sistemas administrativos da Prefeitura, sendo responsáveis pelas seguintes atribuições: recrutamento e seleção, treinamento, apoio social ao Servidor, modernização do uso de bens e equipamentos da administração municipal, controle do material permanente e de consumo, manutenção da frota, remuneração de pessoal, patrimônio e memória de arquivos, além de compras e licitações. A área de Gestão também administra a Escola de Governo.

Transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais

Para dar publicidade e transparência aos processos de aquisições e contratações do município, a Prefeitura de Vitória promove a transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais.
A transmissão ao vivo é uma determinação do decreto nº 17.909/2019, que institui a transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais.

Para acompanhar as sessões ao vivo acesse um dos endereços abaixo:

Após o encerramento de uma sessão ao vivo, ficará disponível, em um dos endereços acima, o vídeo gravado que poderá ser consultado a qualquer tempo.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria. 

Última atualização em 07/05/2024, às 15h24

O que faz a Secretaria Municipal de Saúde

O planejamento no SUS é de responsabilidade conjunta das três esferas da federação, sendo que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem desenvolver suas respectivas atividades de maneira funcional para conformar um sistema de Estado que seja nacionalmente integrado. Assim, as atividades de planejamento desenvolvidas de forma individual, em cada uma das esferas, em seus respectivos territórios, devem levar em conta as atividades das demais esferas, buscando gerar complementaridade e funcionalidade.

Essa articulação de tarefas entre as três esferas da Federação deve ser organizada a partir de uma distribuição de responsabilidades e atribuições definidas pelas normas e acordos vigentes. O Ministério da Saúde, o CONASS e o CONASEMS, em consonância com o Conselho Nacional de Saúde, definem as diretrizes gerais de elaboração do planejamento para todas as esferas de gestão, estabelecem as prioridades e os objetivos nacionais.

Os Municípios, a partir das necessidades locais, das diretrizes estabelecidas pelos conselhos municipais de saúde, das prioridades estaduais e nacionais, elaboram, implementam e avaliam o ciclo do planejamento municipal.

São principais instrumentos de planejamento: Plano Municipal de Saúde, Programação Anual de Saúde (PAS) e Relatório Anual de Gestão (RAG), utilizados no planejamento em saúde no Município, suas estruturas básicas e as ferramentas de apoio que visam a fortalecer o processo de planejamento no SUS. Apresenta, ainda, as agendas dos gestores e dos conselhos de saúde, que expressam os tempos de manifestação de cada instância para a consecução deste processo.

Missão da Secretaria de Saúde

Ofertar atenção integral à saúde de forma universal, humanizada e com excelência, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população.

Visão

Tornar-se referência no desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde pública, ampliando o acesso e a qualidade da assistência à população.

Valores

  • Ética
  • Humanização
  • Compromisso
  • Valorização do trabalhador da saúde
  • Resolutividade
  • Transparência
  • Respeito à diversidade

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria.

Última atualização em 07/05/2024, às 14h43

O que faz a Secretaria Municipal de Segurança Urbana

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) foi criada pela Lei 6.529/2005, tendo suas atribuições definidas pelo Artigo 18. A secretaria trabalha para propor e executar ações de prevenção à violência e à criminalidade a partir de estratégias com agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) posicionados em todas as regiões da cidade, utilizando carros e motocicletas como viaturas, para garantir a presença nos bairros da Capital com segurança pública e viária.

A GCMV conta com a tecnologia sendo aliada no trabalho operacional, com câmeras, reconhecimento facial, Cerco Inteligente, Cerco Móvel, ferramentas geridas pela Central Integrada Operacional de Monitoramento (Ciom).

De forma transversal, a Semsu trabalha com outras pastas, garantindo ações educativas de trânsito, de combate à violência contra a mulher, de combate ao abuso e exploração sexual infantil, entre outros temas.

Guarda Civil Municipal de Vitória - GCMV

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) é uma instituição que trabalhar pela garantia da segurança pública em Vitória, trabalhando em caráter preventivo e ostensivo contra a violência urbana, cumprimento de mandados de prisão, operações de fiscalização para combater atividades clandestinas, coordenação e fiscalização do trânsito, entre outras atividades.

A GCMV tem atuação de agentes nos grupamentos de Proteção Comunitária, de Apoio Operacional (Gaop), da Ronda Ostensiva Municipal, de Trânsito, e Tático Operacional de Trânsito. Os agentes fazem patrulhamento 24 horas.

Ronda Ostensiva Municipal - Romu

Com o objetivo de valorizar a instituição Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana criou a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), uma equipe especial para atuar, inclusive, em situações de conflito.

Com agentes na atividade operacional, a Romu possui uma base, no bairro Goiabeiras. O grupamento utiliza uniforme tático, que garante melhor conforto térmico, aumentando a eficiência e concentração em patrulhamentos.

A camuflagem digital urbana permite melhor segurança em progressão em locais de alto risco, joelheiras asseguram segurança e conforto em posições heterodoxas de tiro, e destacam os chamados Romunianos, do efetivo comum, trazendo maior motivação ao efetivo, permitindo um trabalho de melhor qualidade entregue ao cidadão capixaba. Os agentes passaram a ser capacitados para uso de armas longas, hoje também usadas pelo Gaop.

Gerência de Inteligência e Integração

Para dar apoio ao trabalho da GCMV, foi criada, em 2021, a Gerência de Inteligência e Integração, que já foi responsável por informações que resultaram em diversas prisões em ações da instituição, ou integrada com outras forças de segurança.

A integração com outras instituições de segurança dão suporte para manter a ordem na segurança pública da Capital. Em setembro de 2021, foi assinado um acordo de cooperação-técnica com a Polícia Federal, de forma inédita enquanto Guarda Municipal, em uma força-tarefa contra o crime organizado no Espírito Santo. Alguns agentes cursaram aulas com membros da Drug Enforcement Administration (DEA).

Coordenação de Operações Especiais de Trânsito - COET e Grupamento Tático Operacional de Trânsito - GTO

Em 2021 foi criada a Coordenação de Operações Especiais de Trânsito (COET), uma equipe especializado para fiscalizações específicas, inédito a nível municipal e estadual no Brasil, em relação ao trânsito, operacionalmente na rua chamada de Grupamento Tático Operacional de Trânsito (GTO). Apenas a Polícia Rodoviária Federal possui um grupamento com essas características. Operações de trânsito dentro dos bairros, mapeamento dos pontos de maior número de acidentes e criação de equipe de motociclistas para respostas rápidas.

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Última atualização em 07/05/2024, às 14h49

O que faz a Secretaria Municipal de Obras

Marcus Monteiro
Trabalhadores fazendo recapeamento asflatico em ruas de Vitória

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) é responsável por executar obras de infraestrutura urbana e saneamento, construção de equipamentos públicos. Disponibilizar a Tabela de Custos Referenciais também é responsabilidade da Semob.

Transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais

Para dar publicidade e transparência aos processos de aquisições e contratações do município, a Prefeitura de Vitória promove a transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais.

A transmissão ao vivo é uma determinação do decreto nº 17.909/2019, que institui a transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais.

Para acompanhar as sessões ao vivo acesse um dos endereços abaixo:

Após o encerramento de uma sessão ao vivo, ficará disponível em um dos endereços acima, o vídeo gravado que poderá ser consultado a qualquer tempo.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria. 

Última atualização em 07/05/2024, às 14h48

O que faz a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

André Sobral
Rua de Lazer - Praia de Camburi

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) foi criada com a proposta de consolidar a Política Municipal de Meio Ambiente.

São atribuições da Semmam cadastrar, licenciar, monitorar e fiscalizar condutas, processos e obras que causem ou que possam degradar a qualidade ambiental; estimular e realizar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de caráter científico, tecnológico, cultural e educativo, objetivando a produção de conhecimento e a difusão de uma consciência de preservação ambiental; conceder licenciamento ambiental para atividades e obras; monitorar níveis sonoros em quaisquer estabelecimentos e medir a balneabilidade das praias.
Além disso, desenvolve um importante papel na educação ambiental de seus munícipes.

Por meio do portal IntErAgeVix, os moradores conhecem e interagem com os conteúdos voltados ao tema, bem como as ações que são implementadas na capital, mobilizando e informando sobre processos e ações socioambientais na cidade.

O Portal Interativo é direcionado à coletividade e abrange diversos grupos sociais como a comunidade escolar, associação de moradores, organizações não governamentais, prioritariamente à população de Vitória e apresenta a estes públicos: publicações, jogos interativos e colaborativos, pesquisas, roteiros de atividades educativas, imagens, vídeos, cartografias, documentos legais e diversos outros materiais voltados para a educação ambiental.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria. 

  • Carta de Serviços
  • Plantão: Para resgate de animais silvestres ligue (27) 98154-0176, qualquer dia e horário.

Última atualização em 07/05/2024, às 15h23

O que faz a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) planeja ações estratégicas que promovam os desenvolvimentos econômico e social de Vitória, a redução do déficit habitacional e a regularização fundiária.

A Sedec é responsável pela gestão urbana, realizando a análise de novos empreendimentos e a fiscalização de obras, calçadas e posturas. Além disso, a secretaria faz projetos que visam à mobilidade em um âmbito global e planeja projetos de revitalização dos imóveis históricos e do Centro de Vitória. Outras atribuições são conceder licenciamentos para a realização de eventos de pequeno a grande porte na capital e acompanhar a evolução da ocupação urbana e a aplicação das normas urbanísticas.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria. 

Última atualização em 07/05/2024, às 15h23

O que faz a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Marcos Salles
Ação educativa no calçadão de Camburi para o uso correto de skate, patins e bicicleta

A Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp) promove o acesso à prática de atividades sociais, recreativas, comunitárias e de lazer.

É missão da Semesp apoiar o esporte na capital, seja concedendo apoio financeiro a atletas ou para a realização de eventos esportivos. Há o compromisso de levar lazer e entretenimento às comunidades de Vitória para a promoção do desenvolvimento da atividade física. Outra atribuição é estimular a formação de atletas amadores e profissionais. A secretaria trabalha para disponibilizar escolinhas de esportes em diversos bairros e locais para a melhoria da qualidade de vida de alunos de 7 a 17 anos.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria. 

Última atualização em 07/05/2024, às 15h22

O que faz a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura

Foto Divulgação
Faixas de pedestre e semáforos

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) planeja, coordena e gerencia a implementação das políticas municipais de transporte, trânsito e de infraestrutura viária e de iluminação pública. Executa e regulamenta a utilização das vias públicas.

Faz a coordenação, estudos e fiscalização de projetos viários e de estacionamento rotativo. O órgão administra a sinalização vertical, horizontal e semafórica, executa a manutenção de placas, pintura e semáforos das ruas e avenidas colaborando para a segurança no trânsito e prevenindo acidentes.

É responsável pela avaliação, substituição e manutenção dos abrigos de passageiros e pelo gerenciamento do serviço de táxi, além de monitorar o transporte individual. Também é de competência da Setran planejar, implementar e manter, ao mesmo tempo que faz manutenção da estrutura de iluminação pública em toda cidade.

A secretaria promove ações educativas com abordagens a um público variado e nos mais diversos lugares e uso de equipamentos lúdicos e direcionados. Coordena, ainda, pesquisas na área de trânsito e faz o controle de autuações.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria.

Última atualização em 07/05/2024, às 14h44

O que faz a Secretaria Municipal de Cultura

Fabrício Santos
Músicos da Claus Banda se apresentando no Carnaval da Fafi

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) é responsável pela condução da política cultural do município de Vitória, sendo ligados a ela dois conselhos formados por representantes da sociedade civil: Conselho Municipal de Cultura e Comissão Normativa da Lei Rubem Braga e órgãos de ação cultural.

A Semc promove o planejamento e fomento das atividades culturais, por meio de Editais; valoriza as manifestações culturais que expressam a diversidade; preserva e valoriza o patrimônio cultural material e imaterial da capital; promove intercâmbio cultural nos âmbitos regional, nacional e internacional, entre outras atribuições.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria. 

Última atualização em 07/05/2024, às 14h49

O que faz a Secretaria Municipal de Assistência Social

Elizabeth Nader
Oficina de Macrame e Curso de Informatica no CREAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é responsável pela garantia da proteção social a quem dela precisar e pela promoção da cidadania, por meio da implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Vitória.

A Semas desenvolve programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos: crianças e adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e população de rua. O órgão também responde pelo desenvolvimento das ações de segurança alimentar e nutricional e pela Defesa Civil.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria. 

Última atualização em 07/05/2024, às 15h22

O que faz a Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria de Educação (Seme) é responsável por assegurar a organização eficaz do ensino da aprendizagem e ofertar a educação infantil e o ensino fundamental.

Cabe à Seme desenvolver políticas pedagógicas para promover a interação de escolas, pais, alunos e comunidades; promover o bem-estar dos estudantes através de atividades fora da sala de aula, com programações culturais e esportivas; promover o desenvolvimento da tecnologia em educação na rede municipal de ensino; assegurar padrões de qualidade de ensino e implantar políticas públicas de democratização do acesso ao ensino fundamental e de inclusão social.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria.

Última atualização em 07/05/2024, às 15h31

O que faz a Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho

Elizabeth Nader
Atendimento PROCON Municipal

A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) tem como meta a construção de uma cultura cidadã de direitos humanos e de paz e a defesa da igualdade racial e de gênero.

O trabalho é feito em parceria com as lideranças comunitárias, conselhos e equipamentos locais. São eixos de atuação dessa secretaria, por meio da Casa do Cidadão: acesso à Justiça e Documentação Civil Básica; Promoção da Igualdade de Gênero; Promoção da Igualdade Racial; Atendimento à Mulher em Situação de Violência; e Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor, através do Procon Municipal.

Nas políticas voltadas para juventude a Secretaria conta com três equipamentos:
Casa da JuventudeCentro de Referência da Juventude (CRJ) e Núcleo Afro Odomodê.
Nesses espaços são realizadas atividades culturais, oficinas e diálogos sobre representatividade e protagonismo juvenil.

Na área de Trabalho, faz a articulação do trabalhador desempregado, de baixa renda ou de baixa qualificação profissional com o mercado de trabalho da região metropolitana, através da Agência Municipal do Trabalhador. É de sua responsabilidade, ainda, a oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria.

Última atualização em 07/05/2024, às 15h24

O que faz a Secretaria Municipal de Fazenda

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) é responsável pela gestão financeira e tributária do município. Ela é composta por quatro subsecretarias: Subsecretaria de Orçamento e Finanças, Subsecretaria de Receita, Subsecretaria de Contabilidade e Subsecretaria de Tecnologia da Informação.

Entre suas atribuições estão dirigir e executar as políticas e a administração tributária, fiscal, econômica e financeira do município; exercer a administração e cobrança da dívida ativa; promover o equilíbrio entre receita e a despesa para garantir o desenvolvimento da cidade e a qualidade na prestação de serviços; controlar os investimentos públicos e a dívida pública e oferecer consultoria e assessoria financeira, orçamentária e contábil aos órgãos e entidades da administração direta e indireta.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria.

Última atualização em 07/05/2024, às 15h25

O que faz a Controladoria Geral do Município

Foto Divulgação
Portal de Transparência PMV

A Procuradoria Geral do Município (PGM) é uma instituição permanente e essencial ao exercício da função administrativa e da atuação na defesa judicial do Município. Com nível hierárquico de secretaria municipal, é responsável, em toda a sua plenitude, pela defesa de interesses da municipalidade em juízo e fora dele, bem como pelas funções de consultoria jurídica, ressalvadas as competências das entidades da administração indireta, sob a égide dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Composta de Gerências Especializadas, por matéria distribuídas nas áreas de Agentes Públicos (GAP), Fiscal (GF), Tributária (GT) e Urbanística alcançando matérias residuais (GU), a PGM atua no plano administrativo e judicial, garantindo a aplicação irrestrita da legalidade no poder público. Por isso, pauta suas ações pela convicção de que na administração pública não há caminhos a seguir fora da ordem normativa.

Trabalhando de forma preventiva, contribui ainda para a elaboração de políticas públicas voltadas para a consolidação da cidadania e para a melhoria da qualidade de vida em Vitória.

Serviços da Procuradoria Geral do Município

  • Assessoria Jurídica ao Município e seus agentes;
  • Ações ou Defesas Judiciais envolvendo o Município;
  • Não presta serviços de assessoramento a particulares;
  • Interesses em prevenção de litígios com o Município: estamos à sua disposição!.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) fornece aconselhamento jurídico e representação judicial para o Município de Vitória, o Chefe do Poder Executivo e as Secretarias Municipais na elaboração e melhorias nas políticas públicas, na parte jurídica. Os Procuradores Municipais fornecem assessoramento jurídico, comparecem a reuniões, audiências, sessões dos tribunais, realiza pesquisas jurídicas e oferece pareceres consultivos, responde solicitações para redação ou revisão de procedimentos licitatórios, contratos, convênios, consórcios, leis, decretos e outros documentos jurídicos.

A Procuradoria não fornece serviços jurídicos a particulares. Em caso de necessidade de informação jurídica sobre direitos seus, inclusive envolvendo o Município, particulares devem buscar aconselhamento com o profissional de sua confiança.

A Procuradoria está aberta para a prevenção e extinção de litígios, tanto impedindo novos processos quando puderem ser resolvidos mediante o diálogo, bem como para encerrar litígios já em andamento, também mediante solução dialogada, quando isto for possível seguidos todos os Princípios Constitucionais da Administração Pública. Todos estes diálogos ocorrerão mediante agendamento, de forma democrática.

Última atualização em 07/05/2024, às 15h34

O que faz a Procuradoria Geral do Município

A Procuradoria Geral do Município (PGM) é uma instituição permanente e essencial ao exercício da função administrativa e da atuação na defesa judicial do Município. Com nível hierárquico de secretaria municipal, é responsável, em toda a sua plenitude, pela defesa de interesses da municipalidade em juízo e fora dele, bem como pelas funções de consultoria jurídica, ressalvadas as competências das entidades da administração indireta, sob a égide dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Composta de Gerências Especializadas, por matéria distribuídas nas áreas de Agentes Públicos (GAP), Fiscal (GF), Tributária (GT) e Urbanística alcançando matérias residuais (GU), a PGM atua no plano administrativo e judicial, garantindo a aplicação irrestrita da legalidade no poder público. Por isso, pauta suas ações pela convicção de que na administração pública não há caminhos a seguir fora da ordem normativa.

Trabalhando de forma preventiva, contribui ainda para a elaboração de políticas públicas voltadas para a consolidação da cidadania e para a melhoria da qualidade de vida em Vitória.

Serviços da Procuradoria Geral do Município

  • Assessoria Jurídica ao Município e seus agentes;
  • Ações ou Defesas Judiciais envolvendo o Município;
  • Não presta serviços de assessoramento a particulares;
  • Interesses em prevenção de litígios com o Município: estamos à sua disposição!.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) fornece aconselhamento jurídico e representação judicial para o Município de Vitória, o Chefe do Poder Executivo e as Secretarias Municipais na elaboração e melhorias nas políticas públicas, na parte jurídica. Os Procuradores Municipais fornecem assessoramento jurídico, comparecem a reuniões, audiências, sessões dos tribunais, realiza pesquisas jurídicas e oferece pareceres consultivos, responde solicitações para redação ou revisão de procedimentos licitatórios, contratos, convênios, consórcios, leis, decretos e outros documentos jurídicos.

A Procuradoria não fornece serviços jurídicos a particulares. Em caso de necessidade de informação jurídica sobre direitos seus, inclusive envolvendo o Município, particulares devem buscar aconselhamento com o profissional de sua confiança.

A Procuradoria está aberta para a prevenção e extinção de litígios, tanto impedindo novos processos quando puderem ser resolvidos mediante o diálogo, bem como para encerrar litígios já em andamento, também mediante solução dialogada, quando isto for possível seguidos todos os Princípios Constitucionais da Administração Pública. Todos estes diálogos ocorrerão mediante agendamento, de forma democrática.

Última atualização em 07/05/2024, às 15h34

O que faz a Central de Serviços

A Central de Serviços foi criada pela Lei n° 9.131/2017 e regulamentada pelo Decreto n° 17.000/2017.

A principal finalidade da Central de Serviços é o atendimento às demandas da cidade, com eficácia e rapidez. É responsável pelos serviços de manutenção das vias públicas, praças, calçadas, ciclovias, rede de drenagem, limpeza urbana, destinação de resíduos sólidos domiciliares e de saúde, além da administração dos dois cemitérios municipais, recolhimento de móveis usados e doação, por meio da Secretaria de Assistência Social, para famílias carentes, entre outras atribuições.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria.

Última atualização em 07/05/2024, às 15h35

Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória

A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) é uma empresa pública municipal, pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de sociedade anônima e que iniciou suas atividades em 1987. Tem como único acionista o município de Vitória.

Instrumento de negócios da Prefeitura, é responsável por analisar conjunturas econômicas, desenvolver estudos e pesquisas, contratar projetos de viabilidade técnica e econômica, com o objetivo de fomentar e desenvolver a economia da cidade nos médio e longo prazos.

Por meio de concessões e de parcerias público-privadas, desenvolve projetos de alta complexidade e longa maturação. É responsável, também, pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de tornar Vitória uma cidade cada vez mais inteligente e humana.

A carteira de projetos da empresa inclui, dentre outros, o Parque Tecnológico de Vitória, empreendimento cujo primeiro prédio começa a ser construído em 2017 e que tem potencial para mudar a matriz econômica do município. Também são geridas pela CDTIV as Parcerias Público-Privadas (PPP's) e as concessões de imóveis públicos municipais. A empresa administra ainda o Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia (Facitec), por meio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.

Essas atividades promovem o município de maneira sustentável, distribuem renda, qualificam a força de trabalho local, preservam o patrimônio, aproximando comunidades e sociedade.

Por meio do Centro de Apoio ao Empreendedor, ainda ajuda a formalizar e fomentar novos negócios em Vitória.

Turismo

Na área de Turismo, atua de forma integrada no planejamento dos objetivos e metas governamentais; coordena a execução das políticas e diretrizes da administração municipal para o desenvolvimento do turismo no município; trabalha na proteção ao turista e na oferta de meios para a divulgação da cidade.

Para informações sobre o programa Artes na Praça, feiras comunitárias e food trucks, os cidadãos podem entrar em contato com o telefone (27) 99651-9408.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão pela CDTIV

Última atualização em 07/05/2024, às 15h36

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