Notícias

Alimentos orgânicos compõem refeições dos alunos da educação infantil em Vitória

Publicada em 30/05/2011, às 18h39 | Atualizada em 31/05/2011, às 12h22

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Carlos Antolini
Verduras
Os alimentos orgâncios integram as refeições nas escolas municipais desde 2009

As mais de 17 mil crianças matriculadas nos 46 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Vitória recebem duas refeições por dia preparadas com alimentos orgânicos. Abacate, banana prata, laranja, limão, morango, alface, couve, coentro, inhame e salsa são alguns dos alimentos servidos nas escolas municipais livres de agrotóxicos e de outras substâncias sintéticas.

Os alimentos orgânicos integram as refeições nas escolas municipais desde 2009 e, a cada ano, cresce o percentual desses produtos na alimentação escolar. Eles são produzidos em municípios do interior do Estado, como Iconha e Santa Maria de Jetibá, de forma sustentável, respeitando as safras de cada espécie.

Segundo a equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme), os cardápios das escolas são adaptados para que sejam utilizadas frutas e legumes de época, que são mais ricos e saudáveis. Duas vezes ao ano, a Seme promove capacitação para as merendeiras, abordando a manipulação, o preparo e o armazenamento desses alimentos que estragam com mais facildade do que aqueles que levam substâncias químicas.

Agricultura familiar

Além dos alimentos orgânicos, a Prefeitura de Vitória adquire alimentos junto a cooperativas, pequenos produtores e empreendedores rurais do Estado. A lista de quase 50 itens é formada por vegetais como abobrinha, acelga, aipim, batata doce, beterraba, cebola, tomate, vagem e frutas.


Voltar ao topo da página