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Prefeitura de Vitória

Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos

Publicada em 14/03/2012, às 17h37

Por Thiago Alves Pereira, com a colaboração de Vitor Zanotelli

Procon Municipal divulga lista de fornecedores mais reclamados por consumidores

Carlos Antolini

Homem usando telefone celular

Em comparação ao último ranking publicado, houve uma piora em relação aos serviços de telefonia

Ciente dos direitos do consumidor a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, por meio do Procon Municipal, divulgou, nesta quarta-feira (16), o Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas. A publicação é uma ações que acontece durante a Semana do Consumidor.

A lista mostra o ranking dos fornecedores que mais receberam reclamações por parte dos consumidores no Procon de Vitória. O cadastro compreende o período de setembro de 2010 a dezembro de 2011.

Assim como em sua publicação anterior, o levantamento traz o índice de resolutividade das empresas, ou seja, a lista mostra quantas reclamações foram, ou não, atendidas pela empresa entre as reclamações feitas pelos consumidores.

Em comparação ao último ranking publicado, pode-se notar uma piora em relação aos serviços de telefonia. A Tim e a Embratel apresentaram um índice de resolutividade de reclamações atendidas de 5,26% e 6,67%, respectivamente.

Na listagem anterior, esse mesmo índice era de 89% (Tim) e 74% (Embratel). Já a empresa Vivo aparece com cerca de 73% de reclamações atendidas no novo ranking, contra 83% no período anterior.

Os fornecedores de equipamentos eletrônicos também apresentaram piora no registro de reclamações atendidas. A Ricardo Eletro apresentou índice de 9,52% contra 71% na lista anterior. A Sipolatti obteve queda de 66% para cerca de 20%.

Para o gerente do Procon Municipal, Marcos Nati, o resultado do Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas "serve de alerta e de orientação para o consumidor, que, ao necessitar adquirir um bem ou contratar um serviço, terá previamente informações sobre o comportamento das empresas no trato com seus consumidores." O munícipe que desejar esclarecer dúvidas pode fazê-lo por meio do telefone Fala Vitória 156.

Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Thiago Alves Pereira (tapereira@vitoria.es.gov.br)

Tel(s).: 3382-5442 / 98889-5521

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