Atalhos de teclado:

Atalhos para serviços

Notícias

Recicla Folia: diversão e conscientização ambiental no carnaval da capital

Publicada em 07/02/2012, às 14h35


Fernanda Neves

Máscaras de carnaval feito de material reciclado

Adereços e itens avulsos, que normalmente são descartados pelos foliões, se transformam em diversão e geração de renda

Um dos eventos mais aguardados pelos capixabas está prestes a começar. O carnaval 2012 vem aí, e com ele mais uma edição do projeto Recicla Folia.

Essa ação, realizada sempre no período de carnaval, é focada no reaproveitamento de fantasias, restos de alegorias e materiais diversos utilizados nos desfiles das escolas de samba.

O Recicla Folia foi idealizado pelo Conselho Popular de Vitória (CPV), por meio do Conselho de Cultura e Meio Ambiente. O projeto começou no carnaval de 2009, com cerca de 60 voluntários e, hoje, em sua 4ª edição, conta com a participação de mais de 120 pessoas.

Por meio do projeto, centenas de fantasias, adereços e itens avulsos que normalmente são descartados pelos foliões, se transformam em uma oportunidade de diversão e geração de renda.

Materiais recicláveis utilizados nas fantasias são coletados para uso em produtos e atividades do projeto. O que era lixo é separado, tratado e vira renda para os catadores organizados.

No carnaval de 2011, os integrantes do Recicla recolheram tantas fantasias e adereços que foram necessários dez caminhões para carregar o material. As peças foram doadas à entidades e blocos carnavalescos de Guaçuí, Muqui, Mimoso do Sul, Guarapari, Colatina, Venda Nova do Imigrante, Linhares e Domingos Martins. Os municípios de Alfredo Chaves, Marataízes, Conceição do Castelo e Viana também foram beneficiados.

Além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participam dos trabalhos do Recicla Folia as secretarias municipais do Trabalho e Geração de Renda, Assistência Social, Coordenação Política, Serviço e Cultura. Informações sobre o projeto ou interessados em participar do trabalho podem ligar para o telefone 9846-4531 ou enviar um e-mail para vitoriareciclafolia@yahoo.com.br.


Informações à imprensa:

Por Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6129 / 98889-5572

Com edição de Deyvison Longui


Comente esta notícia

Voltar para o topo

Voltar ao topo do site
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000