Notícias

Protocolo dá mais agilidade nos atendimentos odontológicos nas unidades de saúde

Publicada em 04/01/2012, às 17h31

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Kadidja Fernandes
atendimento odontológico
Para melhorar a forma de acesso ao atendimento clínico geral e especializado em odontologia, a Semus adotou um novo protocolo de saúde bucal

As melhorias que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está adotando nos atendimentos odontológicos oferecidos na capital têm otimizado as consultas e deixado os moradores com um belo sorriso no rosto.

Atualmente, cerca de 100 dentistas atuam em todas as unidades de saúde de Vitória, à exceção de Santa Tereza, realizando aproximadamente 1.700 atendimentos por mês, o que dá um total de quase 90 mil procedimentos dentários em 30 dias.

Para melhorar a forma de acesso ao atendimento clínico geral e especializado em odontologia, a Semus adotou um novo protocolo de saúde bucal. Por meio dele, os dentistas concentram seus trabalhos nos pacientes que apresentam casos mais complexos e que demandam mais necessidade de atendimento.

Já os casos de limpeza dos dentes, por exemplo, são atendidos pelos técnicos em saúde bucal. A coordenadora de Saúde Bucal, Jeusa Maria Faé, explica que essa reestruturação, feita por meio de uma classificação de risco, permitirá a melhoria no acesso às consultas.

"Deixamos os dentistas para atender aos casos mais graves. Se o paciente for fazer apenas uma limpeza, ele é atendido pelo técnico em saúde bucal, que tem capacidade para tal. Com isso, temos vagas todos os dias e as pessoas não reclamam do acesso à atenção básica de odontologia", destacou.

Os pacientes que procuram os serviços de endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamentos na gengiva), prótese total, cirurgia oral menor e exames raio-x devem se dirigir ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), instalado no Centro de Especialidades Médicas, no Centro. O local também atende pessoas com deficiência.

O tratamento de endodontia também é ofertado na unidade de saúde do Forte São João. Já a Policlínica de São Pedro realiza diagnóstico de câncer de boca e periodontia. Os demais pacientes devem, obrigatoriamente, agendar uma consulta na unidade de saúde que atende aos moradores do seu bairro.


Voltar ao topo da página