Notícias

Representantes da Vale reúnem-se com prefeito para tratar de usina termelétrica

Publicada em 29/09/2011, às 17h44

Por Jaqueline Vianna, com edição de Edlamara Conti


O coordenador executivo de relações institucionais da Vale, Eugênio Fonseca, e o responsável pela Usina Termelétrica Integrada de Vitória, Jenner Lima, estiveram nesta quinta-feira (29) no gabinete do prefeito João Coser. Eles foram tratar do projeto previsto para ser implantado dentro do Complexo de Tubarão, contemplando uma usina termelétrica a gás natural e uma unidade de processamento de gás natural.

Fonseca informou ao prefeito que terá início, na segunda quinzena do próximo mês, a série de audiências públicas nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha. "Já iniciamos a realização de audiências prévias, mantendo diálogo constante com a população e demais atores envolvidos", disse o coordenador executivo.

O prefeito João Coser destacou a importância da empresa obedecer às condicionantes feitas pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade na avaliação do pedido de anuência para uso e ocupação do solo para construção da usina. "Precisamos de respaldo no que identificamos relevante para Vitória", ressaltou.

As exigências são a alteração da altura ou relocação da estrutura das torres, denominadas "Flaire", de modo a não causar interferência no cone de proteção do aeroporto de Vitória; relocação dos sistemas de captação de água e descarte de afluentes, para que não interfiram no projeto de expansão do porto público; garantia de que a emissão de gases e material particulado estará em consonância com a Polícia Municipal de Meio Ambiente; entre outras. Fonseca garantiu que as condicionantes estão sendo consideradas.

Na programação da Vale, a intenção, segundo Jenner Lima, é que as obras comecem efetivamente em janeiro de 2013 e que sejam realizadas num período de até 28 meses. A implantação da usina deverá demandar 2.500 empregos diretos.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera, e de Meio Ambiente, Sueli Tonini.


Voltar ao topo da página