Notícias

Vitória firma parcerias com Unicef e Governo Federal para combate ao racismo

Publicada em 04/07/2011, às 14h52 | Atualizada em 04/07/2011, às 19h30

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Thereza Marinho


Marcos Salles
Adesão a Campanha Por uma infância sem Racismo
"Desenvolver a campanha é um grande desafio, porque é nosso papel, como adultos, reverter o quadro que cria o preconceito", destacou a ministra
Marcos Salles
Adesão a Campanha Por uma infância sem Racismo
Vitória aderiu à campanha Por Uma Infância Sem Racismo e ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial

Para disseminar valores como respeito e equidade étnicorracial entre a população, a Prefeitura de Vitória firmou duas importantes parcerias, nesta segunda-feira (04).

Em uma manhã dedicada à reflexão contra o preconceito, o município aderiu à campanha Por Uma Infância Sem Racismo, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir), da Presidência da República.

As parcerias foram firmadas com a presença da ministra de Promoção da Igualdade Racial, Luíza Helena de Bairros, e com gestora de Programas para Equidade Racial na Infância do Unicef no Brasil, Helena de Oliveira. Na solenidade, também foi assinado o decreto que cria a Comissão de Cultura do Museu Capixaba do Negro (Mucane).

Igualdade Racial

Vitória aderiu ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir), que promove o diálogo com Estados e municípios para realização de ações continuadas de promoção da equidade. Os participantes do Fórum têm prioridade na alocação dos recursos oriundos dos programas desenvolvidos pela Sepir, com ênfase na população negra e indígina.

"O Fórum e as políticas públicas que desenvolvemos resultam, pela primeira vez no Brasil, em um modelo institucional de trabalhar a questão do racismo. A Prefeitura de Vitória participa agora desse diálogo, o que vai potencializar as ações locais para o combate ao preconceitoe para a promoção da igualdade racial", explica a ministra Luísa Helena Bairros (veja ao lado os depoimentos da ministra da Igualdade Racial, da representante da Unicef e do prefeito João Coser).

 

Infância sem Racisco

"Desenvolver a campanha é um grande desafio, porque é nosso papel, como adultos, reverter o quadro que cria o preconceito, o racismo e as disparidades de tratamento e de oportunidades para cada menina e menino no País", disse Helena de Oliveira.

Lançada no Brasil no final do ano passado, a campanha Por Uma Infância Sem Racismo vai potencializar projetos já existentes no município e desenvolvidos, especialmente, no âmbito das secretarias de Educação (Seme) e de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), que visam estimular a criação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para as populações mais vulneráveis.

"Ninguém nasce com preconceito. Se começarmos a sensibilizar nossa sociedade hoje, teremos a cidade que queremos no futuro", enfatizou o prefeito João Coser. Ele destacou a importância de a parceria ter sido articulada por meio da Secretaria Municipal de Educação.

"Temos 50 mil crianças e adolescentes e 100 mil pais, ou seja, podemos alcançar, por meio da Educação, uma grande parcela de nossa população", apntou. A articulação da parceria com a Unicef foi realizada pela Comissão de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro), da Seme.

Para divulgar a campanha, foi produzido um vídeo de 4 minutos com o ator e embaixador do Unicef no Brasil, Lázaro Ramos. Um folheto institucional com "Dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo" será distribuído em eventos da Prefeitura e nas escolas.

O folheto contém orientações sobre como identificar, evitar e combater atitudes e ações discriminatórias. A campanha terá duração de um ano e pode ser acompanhada de um blog (www.infanciasemracismo.org.br).

Marcos Salles
Adesão a Campanha Por uma infância sem Racismo
"Se começarmos a sensibilizar nossa sociedade hoje, teremos a cidade que queremos no futuro", destacou o prefeito João Coser
Marcos Salles
Adesão a Campanha Por uma infância sem Racismo
Na solenidade, também foi assinado o decreto que cria a Comissão de Cultura do Museu Capixaba do Negro (Mucane)

Voltar ao topo da página