Notícias

Baterista Pete Best revela como foi seu início com os Beatles em entrevista

Publicada em 06/01/2011, às 16h40

Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui


Thalles Waichert
Pete Best _ entrevista coletiva 2011_ primeiro baterista do Beatles
O primeiro bateiristas dos Beatles vai apresentar aos capixabas músicas que tocou ao lado de John Lennon, George Harrison e Paul McCartney

Durante a coletiva de imprensa do show que realiza neste domingo (09), na praia de Camburi, quando perguntado qual a sua canção favorita dos Beatles, Pete Best, o homem que primeiro segurou as baquetas do grupo inglês, não titubeou: “I saw her Standing There”.

E não poderia ser diferente, afinal uma das canções mais famosas da carreira do Fab Four começou a ser criada pelas mãos dele, o antecessor de Ringo Starr.

Além da sua canção favorita, o primeiro baterista da banda que revolucionou a canção no século XX também apresenta aos capixabas músicas que tocou ao lado de John Lennon, George Harrison e Paul McCartney, ao longo dos dois anos em que estiveram juntos.

O show, marcado para começar às 20h, contará também com a banda Clube Big Beatles, a cantora Natércia Lopes, a Banda da Polícia Militar do Espírito Santo e o baterista João Barone (Paralamas do Sucesso). O evento tem entrada franca e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Durante a entrevista coletiva realizada em um hotel na Praia do Canto, o baterista Pete Best relembrou sua carreira e falou, principalmente, da fase em que integrou os Beatles. Pete Best tocou com os Beatles de 1959 até 1962, período em que o grupo fez carreira tocando blues e rock na Alemanha. Pouco depois da primeira audição que a banda fez com a gravadora EMI, foi substituído por Ringo Starr.

Sentado ao lado dos músicos do Clube Big Beatles e do diretor do International Beatles Week, Ray Johnson, Pete Best revelou que a sua participação no projeto Sócio de Carteirinha, ao lado do Clube Big Beatles, será feita a partir da execução de músicas como “My Bonnie” e “P.S. I Love”.

“Foi muito excitante receber um convite para vir tocar em Vitória. É fantástico poder viajar diferentes partes do mundo”, comentou Pete Best. Essa é a quarta vez que o músico vem ao Brasil, já tendo se apresentado em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Confira trechos da entrevista de Pete Best

Contato com os Beatles após sair do grupo
Depois que deixei a banda, eu ainda mantive contato com com eles. Tocamos juntos algumas vezes. Mas com o tempo ficou impossível conseguir qualquer tipo de contato.

Baixo de Paul
Durante a nossa turnê em Hamburgo, na Alemanha, saí para andar com o Paul e vimos o baixo Hofman em um loja. Ficamos encantados pelo fato do baixo ser em forma de violino. O primeiro show que ele fez com esse baixo foi em junho de 1961.

O sucesso dos Beatles
Desde o começo a gente achava que os Beatles iria ser grande. A gente pensava que ficaríamos no topo da parada da Inglaterra. Mas não poderíamos nunca imaginar essa proporção que tomou. Ninguém imaginava isso. Eu queria ter sido parte desse sucesso todo, mas aconteceram coisas que não me permitiram continuar.

Amizade
Eu era amigo de todos, mas posso dizer que o John Lennon era a minha alma gêmea.

Vida após os Beatles
Eu continuei a fazer música após sair da banda. Mas também tomei uma decisão de cuidar da minha família e da minha filha. Quando saí da banda, logo fui trabalhar numa padaria. Foi o único local que me deu emprego. Como eu era um músico já conhecido, acharam que eu ia deixar o emprego para voltar a tocar. Trabalhei por 12 meses na padaria e depois fui para o governo, onde me aposentei.

Carreira atual
Hoje eu tenho uma gravadora e excursiono com a minha banda, além de ter uma casa de shows. Lancei um DVD da minha carreira e também um livro contando a verdadeira história do início dos Beatles.


Voltar ao topo da página