Notícias

Mutirão para acabar com pontos viciados de lixo na Poligonal 1

Publicada em 03/01/2011, às 13h47 | Atualizada em 04/01/2011, às 20h06

Por Denise Gonring, com edição de Anderson Cacilhas


Elizabeth Nader
Ponto viciado de acúmulo de lixo - Rua Desembargador Otávio C. Lengruber, em Itararé, com lixo acumulado
A meta é visitar duas mil moradias a fim de conscientizar sobre a destinação adequada dos lixos seco e úmido

"Mutirão do Bem - Valorizando o lugar que vivemos". Esse é o nome do conjunto de ações que o Projeto Ecos do Bem/Fórum Bem Maior e o Ateliê de Ideias realizam em toda a Poligonal 1 a partir de quarta-feira (05) até o dia 20 de janeiro. Além dos moradores, o mutirão vai reunir vários parceiros, entre eles técnicos das secretarias municipais e do programa Terra Mais Igual da Prefeitura de Vitória.

Representantes da Célula Emau, do Departamento de Arquitetura da Ufes, da Organização Não Governamental A Ponte e do CISV de 11 países também participam do mutirão, que visa acabar com pontos viciados de lixo, motivo de muitos transtornos para as oito comunidades que compõem a Poligonal 1, também conhecida como Território do Bem: Bairro da Penha, São Benedito, Bonfim, Itararé, Consolação, Gurigica, Jaburu e Floresta.

O lixo é, hoje, o principal problema identificado pelos moradores dos bairros dessas comunidades. "São assustadoras as montanhas de lixo que se formam todos os dias em vários pontos do território, apesar de a coleta da Prefeitura ser realizada diariamente", ressaltou Denise Biscotto, coordenadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Comunitário da Associação Ateliê de Idéias, ONG que atua no território e uma das organizadores do mutirão.

Segundo Biscotto, o "Mutirão do Bem" tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento local de modo sustentável. Entre outras estratégias, serão realizadas campanhas de educação ambiental com a finalidade de sensibilizar moradores dos entornos dos pontos sujos de lixo. "O que se objetiva com todas essas ações é formar multiplicadores de boas práticas, especialmente a destinação adequada - e na hora certa - dos lixos secos e úmidos".

O mutirão começa com um café comunitário em Jaburu. A abordagem aos moradores acontecerá de segunda a sexta. A meta dos organizadores é visitar duas mil moradias. A ação acontecerá em diversas frentes englobando a participação das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semmam), Serviços (Semse), Saúde (Semus), Educação (Seme), além do Programa Terra Mais Igual.

Programação do Mutirão do Bem - Poligonal 1

Dia / Horário

Comunidade

Ponto de Encontro

05 e 06/01/11 (qua/qui)

8 às 12 horas

Jaburu

Mirante

07 e 10/01/11 (sex/seg)

8 às 12 horas

Floresta

Escadaria Cabo Paraíba (perto do bar do Paraíba)

11/01/11
(terça)

8 às 12 horas

Consolação

Unidade de Saúde de Consolação

12 e 13/01/11 (quarta/quinta)

8 às 12 horas

Itararé/Engenharia

Campo de Futebol de Itararé (ao lado do Extrabom)

14/01/2010
(sexta)

8 às 12 horas

Bairro da Penha

 

 

Na pracinha

(perto da Emef Zilda Andrade)

 

17/01/11 (segunda)

13h30 às 17h30

Bonfim

Campinho (ao lado do Cajun de Bonfim)

18 e 19/01/11 (terça/quarta)

8 às 12 horas

São Benedito

Pracinha (Ponto Final do ônibus 031 - São Benedito)

 

 


Voltar ao topo da página