Notícias

Religião é tema de seminário que acontece neste sábado na Casa do Cidadão

Publicada em 10/08/2010, às 16h58 | Atualizada em 10/08/2010, às 16h58

Por Joana Boeno, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Roberta Duarte


Samira Gasparini
Seminário de Intolerância Religiosa
A proposta do seminário é que a ideia as pessoas consigam se ouvir e se respeitar nas suas diferenças religiosas

"Religião: Oprime ou Liberta?". Esse é o tema que será discutido nesta sábado (14), a partir das 14 horas, durante seminário promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), em parceria com o Fórum Capixaba em Defesa da Liberdade e da Tolerância Religiosa.

O seminário será realizado no auditório da Casa do Cidadão, que fica na avenida Maruípe, 2544, em Itararé. Para o encontro, foi convidado o doutor em Teologia, Julio Zabatiero, que participará da primeira mesa "Diálogos com religiões cristãs".

Também vai participar o secretário-executivo do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas do Rio de Janeiro (Ceap-RJ), Ivanir dos Santos, palestrante da segunda mesa, com a temática "Diálogos com as religiões de matriz afro-brasileiras".

A programação conta ainda com debate e apresentação cultural. As discussões ou sugestões de outras atividades relacionadas à questão da liberdade e tolerância religiosa que surgirem durante o seminário serão encaminhadas à plenária do Fórum.

Segundo o secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Eliézer Tavares, a ideia é que as pessoas consigam se ouvir e se respeitar nas suas diferenças religiosas. "Conhecer o outro, o que ele pensa e acredita, é fundamental para se ter empatia e principalmente respeito", destacou.

Fórum

O Fórum Capixaba em Defesa da Liberdade e da Tolerância Religiosa é uma ferramenta de discussão sobre a intolerância religiosa na sociedade capixaba. Tem como alguns de seus princípios estimular o diálogo entre as diferentes religiões, além de ser um espaço aberto para a troca de experiências, criação de propostas e seus encaminhamentos, a fim de sensibilizar a sociedade, os integrantes das diversas religiões, o poder público e os veículos de comunicação para a questão da liberdade religiosa.

É constituído por representantes de diversas religiões, dos movimentos sociais e pessoas aliadas à questão da liberdade religiosa que aderiram à Carta de Princípios, instrumento de regulamentação do Fórum. Conta também com parceria dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Programação do seminário

14h - Abertura
Fala do secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Eliézer Tavares
Apresentação cultural
15h - Mesa "Diálogos com as religiões cristãs"
Palestrante: Julio Zabatiero - Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo - Rio Grande do Sul
16h30 - Intervalo
17h - Mesa "Diálogos com as religiões de matriz afro-brasileiras"
Palestrante: Ivanir dos Santos - secretário-executivo do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas do Rio de Janeiro (Ceap - RJ)
18h - Debate
18h30 - Encaminhamentos


Voltar ao topo da página