Notícias

Escola da Vida: assistidos são aprovados no Ifes e começam nova vida em 2019

Publicada em 18/12/2018, às 14h57 | Atualizada em 19/12/2018, às 14h07

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Escola da Vida
Adenilton José Rosene (de azul) foi primeiro lugar entre candidatos para Metalurgia
Foto Divulgação
Alunos aprovados no IFES
Miriã Amaro da Silva (de rosa) passou em quarto lugar para Segurança do Trabalho. Já Eloisa (de marrom) é suplente

Dois assistidos da Escola da Vida, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), estão entre os aprovados para os cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Adenilton José Rosene conquistou o primeiro lugar entre os candidatos para Metalurgia e Miriã Amaro da Silva passou em quarto lugar para Segurança do Trabalho. Eles também passaram pela modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. 

Adenilton e Miriã vão estudar no campus Vitória do Ifes. Adenilton vai fazer o curso noturno, enquanto Miriã vai estudar no período vespertino.

Outros dois assistidos fizeram boa pontuação e estão entre os suplentes: Eloisa Alves Cassemiro, que é a quinta da lista de espera para Hospedagem, e Eduardo de Oliveira, na lista de Segurança do Trabalho.

"Eles se mostraram determinados e se dedicaram muito, apesar de todos os desafios que pessoas em situação de rua enfrentam. O resultado é importante para mostrar o potencial que eles têm", disse a assistente social da Escola da Vida, Carla Lauer.

Fazendo planos para o próximo ano, eles continuam frequentando a Escola da Vida e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop). No Centro-Pop, eles conheceram a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que foram muito estimulados pela professora Andressa Pereira Neves Batista.

"Ela confiou na capacidade deles e passou essa confiança, com muita dedicação", disse Carla.

Escola da Vida

Espaço onde os moradores de rua que já aceitaram alguns serviços da rede de proteção social desenvolvem diversas atividades coletivas e individuais, visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento e autoconfiança, a partir de palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade, de liderança e de outras atividades, como rodas de conversas, exposições, cursos.

A Escola da Vida funciona na rodovia Serafim Derenzi, 4452, no bairro São José


Voltar ao topo da página