Notícias

Guarda Municipal orienta motoristas sobre interdições e bloqueios para a Copa

Publicada em 27/05/2014, às 14h27

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Rua interditada pela guarda municipal para receber seleção da Austrália
Rua Bráulio Macedo - ladeira que dá acesso ao hotel Senac - foi interditada pela Guarda Municipal nesta terça (27)
Elizabeth Nader
Rua interditada pela guarda municipal para receber seleção da Austrália
Agentes de trânsito da Guarda explicam esquema de interdição a motoristas que trafegam pela região

Agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estarão dispostos a partir desta terça-feira (27) no acesso ao hotel Senac, na Ilha do Boi, para orientar os motoristas sobre o esquema de interdição e bloqueio montado para a segurança da delegação da Austrália, que chega a Vitória nesta quarta (28) para se preparar para a Copa do Mundo.

A rua Bráulio Macedo - ladeira que dá acesso ao hotel - ficará totalmente interditada para o trânsito de veículos até o dia 28 de junho. Porém, os moradores da via poderão entrar e sair livremente de suas residências por meio do cartão "trânsito livre", entregue anteriormente pelos agentes de trânsito. Para facilitar a circulação, a rua deixará de ser mão única e passará a ser mão dupla a partir desta terça-feira (27). O prazo de interdição pode ser reduzido conforme o período que a delegação australiana ficará no Brasil.

Praia do Canto

Já para a segurança da seleção de Camarões, que vai desembarcar na capital no dia 7 de junho, haverá um bloqueio na avenida Saturnino de Brito nas proximidades do hotel Sheraton, no trecho compreendido entre a avenida Desembargador Santos Neves e a rua Cassiano Antônio Moraes. O bloqueio terá início no dia 5 de junho e prosseguirá até o dia 28.

No local, o trânsito de veículos não será impedido, mas os agentes abordarão os motoristas para saber seus destinos e a real necessidade de circulação do veículo pela região. Caso não seja necessário o deslocamento pela rua, os agentes indicarão um caminho alternativo.

Batedores

Para a segurança das delegações durante os deslocamentos pela cidade, a Guarda Civil Municipal disponibilizou 20 batedores da Gerência de Operação e Fiscalização de Trânsito. O Grupamento de Batedores da Guarda é responsável por garantir o deslocamento seguro de todas as autoridades nacionais e internacionais que visitam a cidade.

O trabalho dos batedores é realizado por meio de motocicletas e consiste em enviar agentes adiantados em relação ao comboio para fechar os cruzamentos em que os veículos irão passar. Esses agentes são chamados de "ponta de lança", pois são os primeiros a alterar a dinâmica do trânsito no percurso em que o comboio irá passar. Para minimizar o risco de acidentes, até mesmo a tráfego de pedestres é interditado.

À frente do comboio vão os agentes responsáveis por manter a velocidade constante de todos os veículos, sendo chamados de "reguladores". Atrás ficam os "serra filas", agentes que têm o dever de segurar o fluxo de veículos e impedir a entrada de outros carros no comboio.

Divulgação Semsu
Batedores da Guarda Municipal
Grupamento de Batedores da Guarda Municipal será deslocado para garantir a segurança das delegações durante os deslocamentos na cidade
Divulgação Semsu
Batedores da Guarda Municipal
Agentes da Guarda usarão motocicletas para reforçar o comboio das delegações

Voltar ao topo da página