Notícias

Alunos vão à feira orgânica para aula de alimentos saudáveis e sistema monetário

Publicada em 27/05/2014, às 10h30

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Janaína Zambelli


André Sobral
Alunos visitam Feira Livre
Crianças da Emef Adevalni Sysesmundo visitaram a feira orgânica de Jardim Camburi
André Sobral
Alunos visitam Feira Livre
Visita fez parte do projeto "A Matemática em nosso cotidiano"

Umas das grandes preocupações das famílias são a alimentação saudável e a educação financeira de seus filhos. A partir dessa abordagem, a equipe pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo (ASFA), localizada em Jardim Camburi, realizou o projeto "A Matemática em nosso cotidiano", que contemplou discussões em sala de aula sobre o sistema monetário até visitas à feira orgânica do bairro e ao supermercado.

Análise de embalagens, encartes de supermercado e alimentos vendidos na feira foi uma das atividades realizadas pelos alunos. Depois, as crianças tiveram a oportunidade de aplicar a aprendizagem dentro de sala de aula, uma vez que criaram seu próprio mercadinho, colocando em prática todos os dados coletados.

André Sobral
Alunos visitam Feira Livre
Proposta foi reforçar a importância de frutas e legumes na alimentação
André Sobral
Alunos visitam Feira Livre
Aluna entrega dinheiro a feirante e compra produto

"Atividades como essa são importantes para as crianças. A partir de uma brincadeira, podemos fazer com que elas possam aprender a aplicar a matemática básica em seu dia a dia, conhecendo um pouco mais de nosso sistema monetário e como, de fato, os adultos realizam as compras. Além disso, chamamos atenção para a nutrição, uma vez que esse projeto está integrado à alimentação saudável, mostrando para as crianças frutas e legumes que devem ser incluídos na alimentação", relatou a professora Danielle Carvalho.

Compras

O projeto foi bem recebido pelos alunos, que ficaram animados com a criação do próprio mercadinho. Além de aprenderem a manusear o dinheiro, também adquiriram conhecimentos sobre alimentos saudáveis. Alguns até mesmo realizaram compras. "Gostei porque eu conheci esses lugares e comprei moranguinho", disse a aluna do 1º ano Beatriz Mendonça Candelot .

"Foi legal porque eu aprendi a contar e a pagar com o meu dinheiro", contou o aluno do 1º ano Felipe Bossanelo Merlo.

André Sobral
Alunos visitam Feira Livre
Pequenos aprenderam a fazer compras na feira
André Sobral
Alunos visitam Feira Livre
Alunos mostram os produtos que compraram na feira

Voltar ao topo da página