Notícias

Prefeitura firma parceria com EDP/Escelsa para poda de árvores em rede elétrica

Publicada em 17/04/2014, às 13h42

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Janete Carvalho
Poda de árvores na Avenida Beira Mar
Trabalhadores passarão por treinamento para realizar a poda de árvores perto de redes elétricas

A harmonia entre árvores e rede elétrica foi o tema do workshop sobre arborização realizado com técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam) e Serviços Urbanos (Semse), empresas terceirizadas e a EDP/Escelsa, na sede da empresa, na última terça-feira (16).

Entre as decisões tomadas, estão a de fazer um treinamento específico sobre as diretrizes da Semmam e da Semse para a realização de poda nas árvores urbanas. Também ficou acertado que será publicada uma cartilha explicativa para a população com informações sobre como é feita a poda em via pública e como deve ser em propriedade particular e com um cronograma de podas necessárias para a manutenção da rede de energia, que será acompanhada pelos fiscais das duas secretarias municipais.

A gerente de Áreas Verdes da Semmam, Érika Merlotti, informou que, já na quinta-feira (24), está agendada uma reunião com a equipe da EDP/Escelsa para dar continuidade ao que foi proposto em reunião.

Orientação

No workshop, a técnica de Áreas Verdes da Semmam Maria Alice Soares Linhares apresentou algumas das diretrizes da Semmam/Semse para o corte de árvores e mostrou como um corte irregular pode prejudicar a espécie, não só de forma visual, mas podendo permitir a entrada de bactérias que podem levá-la a morrer.

Alice falou ainda sobre os estudos e as pesquisas realizados para inserir uma nova árvore em área urbana, lembrando que a Prefeitura não planta mais as espécies Flamboyant e a Acácia roxa, por não serem boas para as vias públicas. Ela ressaltou que algumas árvores estão plantadas na cidade há quase 100 anos.

O coordenador de Arborização e Paisagismo da Semse, Robson Rangel Freire, apresentou alguns exemplos de podas irregulares. Ele lembrou que vários moradores reclamaram da forma como a poda estava sendo realizada para a manutenção da rede elétrica.

Harmonia

O gerente da EDP/Escelsa, Márcio Costalonga, fez uma explanação sobre como funciona o trabalho da contratada na manutenção da rede e os cuidados para que galhos não encostem na rede. "É um passo inédito esta reunião, pelo menos nos últimos 15 anos", disse.

Para o diretor da EDP/Escelsa Fernando Peixoto Saliba, foi uma reunião muito importante pelo fato de buscar uma harmonia nas ações, permitindo um maior número de árvores na cidade e o atendimento à sociedade em relação à energia elétrica.

O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barbosa, reafirmou a parceria com a empresa, destacando que ela vem em um momento muito oportuno, quando está em discussão o Plano Diretor de Arborização.


Voltar ao topo da página