Notícias

Unidade de Saúde de Itararé é aberta ao público e oferece grande estrutura

Publicada em 17/04/2014, às 12h40

Por Simone Kobe, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
US Itararé
Prefeito Luciano Rezende, lideranças comunitárias e autoridades inauguraram a nova Unidade de Saúde de Itararé
Yuri Barichivich
US Itararé
Prefeito destacou que a US de Itararé conta com equipamentos modernos e grande estrutura

Cerca de 9 mil pessoas já estão sendo beneficiadas com a inauguração da Unidade de Saúde (US) de Itararé, que aconteceu nesta última quarta-feira (16). A comunidade prestigiou o evento e conferiu a obra, que possui mais de 2 mil metros quadrados e absorverá grande parte dos usuários que hoje são atendidos nas unidades de saúde de Andorinhas e Barro Vermelho.

O novo equipamento recebeu o nome de Dilson Santos Loureiro, em homenagem ao antigo líder comunitário do bairro que pleiteou, junto à administração municipal, a construção da unidade naquele local. Irmã de Dilson, Maria das Graças Loureiro agradeceu pelo reconhecimento. "Ser líder e representante do povo é esquecer-se de si mesmo, como fez Dilson. Prova disso é o reconhecimento do seu trabalho, humildade e perseverança. Parabéns à comunidade e também a outras lideranças que já passaram por aqui".

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, agradeceu pelo envolvimento de todos que contribuíram para a construção do equipamento. "Essa unidade é uma das unidades de saúde de melhor qualidade que nós vamos oferecer à população, com uma concepção de espaço que extrapola as atividades do local e com equipamentos de primeira geração".

Gestão compartilhada

Como a US foi o equipamento escolhido pela comunidade através do Orçamento Participativo (OP), o prefeito falou da necessidade de modernizar esse processo.

"Nós vamos instituir um novo formato nas obras da cidade. Na gestão compartilhada, a população discute as obras da cidade, e não as obras de cada bairro. Nós vamos decidir as obras de 2015 com recursos de 2015. Acabou 2015, inicia-se nova discussão. Isso porque o OP se transformou numa lista interminável de desejos com votações que são trabalhadas 'na força bruta' - quem tem mais condições de juntar gente ganha as obras -, e essa não é a forma correta de gerir uma cidade. Este governo trabalha com a solidariedade e a responsabilidade coletiva, onde todos decidem, juntos, e sob a luz da solidariedade, o que é mais importante para a cidade", destacou o prefeito Luciano Rezende.

Yuri Barichivich
US Itararé
Prefeito Luciano Rezende e equipe visitaram as instalações do novo equipamento
Yuri Barichivich
US Itararé
Consultório odontológico é um dos serviços oferecidos na US de Itararé

O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, Fabrício Gandini, elogiou a forma inovadora com que a cidade está sendo governada. "Inauguração é sempre um momento de festa, mas, quando se trata de unidade de saúde e escola, é ainda mais especial, porque é o que o povo mais precisa: educação e saúde. Por isso, quero parabenizar o prefeito, porque o que normalmente a gente vê são prefeitos que, quando assumem, querem desfazer o que o outro fez. E o que se viu aqui foi o contrário. Essa obra foi realizada numa velocidade impressionante e um exemplo para a cidade".

A secretária municipal de Saúde, Dayse Behning, falou da importância do cuidado com o patrimônio público. "Essa unidade foi construída com muito carinho para essa comunidade e eu gostaria de pedir a cada morador que cuide desse equipamento, que será o espaço para cuidarmos da saúde de todos vocês".

Estrutura

O local conta com sete consultórios médicos e de enfermagem, quatro consultórios ginecológicos e cinco odontológicos, escovário, sala de vacina, auditório com capacidade para 100 pessoas, sala de preparo, salas de curativo e nebulização, entre outros espaços. O espaço já está funcionando nesta quinta (17).

A nova unidade fica na rua Doutor Arlindo Sodré, nº 260, Itararé, e integra a rede municipal de saúde, que, entre outros equipamentos, passar a contar com 30 unidades de saúde em todas as regiões da cidade.

Yuri Barichivich
US Itararé
Unidade conta com sete consultórios médicos
Yuri Barichivich
US Itararé
Moradores e lideranças comunitárias prestigiaram a inauguração da unidade

Voltar ao topo da página