Notícias

CCTI de Jardim da Penha realiza oficinas da memória e de relaxamento

Publicada em 14/04/2014, às 07h30

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
CCTI Jardim da Penha
Idosos do CCTI de Jardim da Penha participam de atividades para ativar a memória e aprender técnicas de relaxamento

A manutenção da eficácia cognitiva no envelhecer constitui-se uma condição diferenciada de qualidade de vida e de preservação da autonomia. Com base nessa afirmação, a terapeuta ocupacional Letícia Manzoli Vedove promove as oficinas da memória e relaxamento para os frequentadores do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha.

A terapeuta explica que na oficina da memória são desenvolvidas atividades para estímulo cognitivo por meio de jogos, dinâmicas de grupo, vivências e troca de experiências entre os participantes. "Problemas comuns encontrados em pessoas dessa faixa etária, como falta de concentração, de atenção, de memória e apropriação de novos conteúdos, ansiedade, necessidade de interação, preocupação e dificuldade de resolver problemas sem a ajuda do outro, podem ter melhora significativa com a utilização desse trabalho", comentou.

Os benefícios são tão visíveis que, segundo a profissional, os próprios frequentadores do espaço solicitavam um trabalho nessa área, lotando as turmas abertas no CCTI. Ao todo, são oferecidas seis turmas, com encontros duas vezes por semana.

Relaxamento

Já a oficina de relaxamento tem como objetivo trabalhar de forma descontraída as questões de alterações emocionais, como ansiedade, estresse, fadigas musculares, insônia, sono agitado, descontrole alimentar e alteração do humor.

Durante a oficina, são trabalhadas técnicas de respiração, automassagem, reflexão, meditação e alongamento. Letícia Manzoli diz que qualquer pessoa que está em busca de saúde física, mental e emocional pode se beneficiar das várias técnicas de relaxamento. "Na oficina é possível reprogramar o corpo com exercícios de relaxamento, respiração e bate-papo. Mas o trabalho deve ser feito de forma continuada para apresentar resultados melhores".

Letícia acrescenta que, como o nome já sugere, a oficina de relaxamento visa, através de exercícios corporais, proporcionar o reconhecimento educativo do próprio corpo, bem como o alívio das tensões e, dessa forma, atuar como complemento de qualquer tratamento fisioterápico, medicamentoso, odontológico ou psicológico.

Serviço

Oficina de memória

Segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras: 60 minutos por sessão. Sempre das 8 às 9 horas, 9 às 10 horas e das 10 às 11 horas.

Oficina de relaxamento

Segundas e quartas-feiras: 60 minutos por sessão. Sempre às 7 horas.


Voltar ao topo da página