Notícias

Ações e palestras vão marcar II Semana de Cidadania LGBT em Vitória

Publicada em 22/11/2013, às 17h06 | Atualizada em 22/11/2013, às 17h40

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Ariane Rodrigues


Fernanda Neves Gomes
IV Manifesto do Orgulho LGBT de Vitória
Semana de Cidadania LGBT em Vitória contará com manifesto na praia de Camburi e também com palestras e rodas de conversa

Começam neste domingo (24) as atividades da II Semana de Cidadania LGBT em Vitória. Entre as ações previstas, estão workshop, palestras, seminários, apresentações culturais e serviços diversos destinados para o público LGBT. A abertura do evento será às 16 horas, no parque Pedra da Cebola, com um piquenique organizado pelo Grupo Cores.

Nesta segunda-feira (25), às 12 horas, a programação continua com a roda de conversa sobre "Diversidade Sexual", na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Ortiz, no Centro. Neste mesmo dia, a partir das 19 horas, os estudantes do Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Dr. Admardo Serafim de Oliveira, em Jardim da Penha, poderão conferir a palestra "Enfrentamento à violência contra as mulheres – Heterossexuais, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais".

Nesta terça (26), a programação segue a partir das 9 horas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a palestra "Diálogos Estranhos - Conversa sobre o Corpo, Identidade de Gênero e Transexualidade", destinada para estudantes do curso de Serviço Social. Na quarta (27), às 19 horas, as atividades continuam com a realização do seminário "Por uma nova Política", também na Ufes. Já na quinta-feira (28), das 9 às 17 horas, o tema "Saúde da População LGBT" estará em debate durante seminário no Quality Hotel Aeroporto Vitória, na Mata da Praia.

O ponto alto da Semana LGBT será no domingo (1º), dia do encerramento das atividades, com o VI Dia de Cidadania LGBT e o VIII Manifesto LGBT de Vitória, a partir das 13 horas, na praia de Camburi. Na ocasião, serão disponibilizados diversos serviços para o público LGBT, assim como ocorrerão manifestações políticas, culturais, shows e apresentação de Drag Queen.

Para participar das atividades da II Semana de Cidadania LGBT, é preciso doar 1kg de alimento não perecível ou fraldas descartáveis (infantil ou geriátrica), que pode ser entregue nos postos de coleta da Casa do Cidadão, na Prefeitura de Vitória ou nos locais de evento.

A II Semana de Cidadania LGBT é uma realização do Fórum Municipal em Defesa da Cidadania LGBT de Vitória em parceria com as secretarias de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e de Cultura (Semc), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Grupo Cores, o Cine Clube, a Associação Capixaba de Redução de Danos (Acard) e a Articulação Nacional de Travestis, Transexuais e Transgêneros no Brasil (Antra).

Programação

Dia 24 de novembro (domingo)
14h - Piquenique organizado pelo grupo Cores
Local: Parque Pedra da Cebola. Rua João Baptista Celestino, Mata da Praia

Dia 25 de novembro (segunda-feira)
12h: Roda de Conversa: “Diversidade Sexual”
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio -EEEFM Maria Ortiz. Rua Francisco Araújo, s/n, Centro
19h - Palestra para estudantes da EJA:
"Enfrentamento à Violência contra as mulheres – Heterossexuais, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais”
Local: EMEF Prof. Dr. Admardo Serafim de Oliveira (Rua Maria De Lourdes Poyares Labuto, 365, Jardim da Penha)

Dia 26 de novembro (terça-feira)
9h – Palestra para os estudantes do curso de Serviço Social da Ufes: "Diálogos Estranhos - Conversa sobre o Corpo, Identidade de Gênero e Transexualidade"
Local: Salão Azul da Ufes. Avenida Fernando Ferrari - 514, Goiabeiras

Dia 27 de novembro (quarta-feira)
19 h – Seminário "Por uma nova Política"
Local: Centro de Educação da Ufes. Avenida Fernando Ferrari - 514, Goiabeiras, 2º andar, sala 25). Às 22h - Programa Praia do PHILL, Rádio Universitária – FM 104.7

Dia 28 de novembro (quinta-feira)
das 8 às17h – Seminário "Saúde da População LGBT"
Local: Quality Hotel Aeroporto Vitória (Avenida Adalberto Simão Nader, 605, Mata da Praia)
19 h - Cine Clube Diversidade
Local: Arquivo Público de Vitória. Rua Sete de Setembro, 414 – Centro

Dia 1º de dezembro (Domingo)

Local: Camburi
13h - VI Dia de Cidadania LGBT
- Orientação sobre os serviços de atendimento às vítimas por discriminação.
- Orientação sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
- Orientação jurídica sobre casamento de pessoas do mesmo sexo.
- Atividades de lazer: Corte de cabelo e maquiagem para o público LGBT
13h - VIII Manifesto LGBT de Vitória
Manifestações políticas, culturais, shows, apresentação de Drag Queen, DJ e outras atrações


Voltar ao topo da página