Notícias

Portal do Príncipe vai melhorar fluxo de carros e caminhões no Centro de Vitória

Publicada em 21/11/2013, às 18h05 | Atualizada em 22/11/2013, às 12h52

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Portal do Príncipe
Montagem mostra a perspectiva do Portal do Príncipe e a solenidade do lançamento do edital da primeira etapa das obras
Governo do Estado
Portal do Príncipe
Portal do Príncipe será construído na altura do Porto de Vitória e irá melhorar o fluxo de veículos e caminhões na região

O edital da primeira etapa das obras do Complexo Viário Portal do Príncipe foi lançado na tarde da última quinta-feira (21), no Palácio Anchieta. O projeto integra as obras do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e tem como objetivo melhorar o acesso dos caminhões ao Porto de Vitória, no Centro.

A construção do portal permitirá a entrada de caminhões pelo período de 24 horas no porto. Atualmente, a entrada é realizada em apenas dois horários. As obras também melhorarão o fluxo de carros na região.

A obra está orçada em R$ 20 milhões. Para que o viaduto, que terá 274 metros de extensão, seja construído, 14 imóveis da região da Vila Rubim serão demolidos. As demolições estão orçadas em R$ 14 milhões. O projeto também favorecerá a implantação do sistema BRT, que são as vias exclusivas para ônibus. A licitação está prevista para o dia 27 de dezembro e, até o final de janeiro, a empresa deverá iniciar as obras. O prazo de execução é de 24 meses.

A apresentação do projeto do Portal do Príncipe contou com a presença do governador Renato Casagrande, do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e do secretário de Transportes de Obras Públicas, Fábio Damasceno.

De acordo com o prefeito, as obras do Portal do Príncipe também vão favorecer o projeto de Revitalização do Mercado da Vila Rubim, que será executado pela Prefeitura. Entre as melhorias previstas, estão a recuperação e alargamento das ciclovias e a recuperação da Ponte Seca.

"Essa obra é muito importante porque, praticamente, muda a dinâmica daquela região, que precisa de atenção especial do ponto de vista social e econômico. O Governo do Estado vai fazer a intervenção necessária e viária e a Prefeitura vai cuidar da melhoria do entorno, inclusive com a valorização da ciclovia, a restauração da Ponte Seca e do Mercado da Vila Rubim", disse o prefeito Luciano Rezende.

Ele completou: "Nossa ideia é fazer com que a Ponte Seca não funcione mais para o tráfego. Seguindo o exemplo do parque High Line, em Nova Iorque, nós queremos fazer com que a Ponte Seca seja a entrada da Vila Rubim, com cadeiras, mesas, iluminação cênica, recuperação daquela ferragem, de forma com que a ponte tenha uma nova dinâmica", explicou Luciano.

O prefeito adiantou que o tráfego no local só será interrompido quando for feita uma outra via de retorno. Tudo está sendo discutido com os comerciantes locais. "Nós precisamos ter um mercado nos grandes moldes dos mercados de outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, que são áreas de restaurantes e de convívio das pessoas".


Voltar ao topo da página