Notícias

Inscrições para Rei Momo, rainha e princesas do Carnaval 2014 até 13 de novembro

Publicada em 14/10/2013, às 09h51 | Atualizada em 25/10/2013, às 16h04

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Família Real
Rei Momo, princesas e rainha terão a missão de divulgar o Carnaval de Vitória em vários eventos

Quem gosta muito de Carnaval e é animado, simpático, brincalhão, divertido, bem humorado e tem samba no pé deve ficar atento. Estão abertas até o dia 13 de novembro as inscrições para os interessados em ser o Rei Momo ou rainha e princesa do Carnaval de Vitória 2014.

As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas na sede da Secretaria Municipal de Turismo, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na rua Hélio Marconi, 150, em Bento Ferreira (em frente à Babylandia). É obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição.

No ato da inscrição, os interessados deverão preencher e assinar a ficha e ainda apresentar os comprovantes de residência e carteiras de trabalho e identidade. Segundo o edital, para ser Rei Momo, é preciso ser morador de Vitória, ter 18 anos e altura mínima de 1,70 metro. Já a rainha e a princesa deverão ter, no mínimo, 1,60 metro e também morar na capital. Ainda é solicitado o certificado de escolaridade.

Os candidatos inscritos passarão por uma pré-seleção no dia 20 de novembro, às 20 horas, em local a ser definido. Serão escolhidos cinco finalistas para Rei Momo e 10 para rainha e princesas. A seleção será feita por uma comissão ímpar de jurados. A escolha definitiva ocorrerá no dia 28 de novembro, entre os selecionados na pré-seleção.

Habilidades

Entre os quesitos avaliados nessa primeira seleção, estão estética corporal (desfile individual em traje de passeio, para homens, e traje de banho, para mulheres), habilidade como passista de samba e estética corporal comparada (desfile conjunto dos participantes).

E ainda serão considerados a graça, a beleza, a elegância e o desembaraço, entre outros critérios. O mandato do Séquito Real começará no ato da eleição e assinatura do termo de contrato e terminará com a coroação do substituto em 2014.

Compromisso

André Sobral
Rainha e Rei Momo desfilando no Sambão do Povo
Rainha e Rei Momo abrem oficialmente o Carnaval de Vitória no Sambão do Povo

O Rei Momo e a rainha receberão, cada um, o prêmio de R$ 14 mil da Prefeitura de Vitória. Já as duas princesas ganharão R$ 9 mil cada. Todos serão responsáveis pela preparação e confecção de todos os trajes necessários à apresentação que ocorrerá em ocasiões diversas. "A fantasia principal, os acessórios, o penteado e maquiagem necessários às apresentações ficarão por conta deles, com acompanhamento de técnicos da Prefeitura", explicou o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling.

O secretário disse ainda que o Rei Momo e a rainha e princesas deverão participar de eventos representando e divulgando o Carnaval de Vitória, que terá no próximo ano o slogan "O Carnaval do Brasil começa Aqui!".

No Brasil, a tradição de eleger um Rei Momo durante o Carnaval apareceu primeiro no Rio de Janeiro, em 1933. Naquele ano, a coroa foi entregue ao jornalista Morais Cardoso, que ocupou o trono até morrer, em 1948. A novidade fez sucesso e hoje várias cidades brasileiras também escolhem seu Momo.

Saiba mais

Eleição da Família Real do Carnaval de Vitória 2014

Inscrições: de 14 de outubro a 13 de novembro de 2013
Pré-seleção: 20 de novembro de 2013
Eleição: 28 de novembro de 2013
Mandato: começará no ato da eleição e assinatura do termo de contrato e terminará com a coroação do substituto em 2014


Voltar ao topo da página