Notícias

Prefeito fará palestra no 4º Congresso Mundial de Líderes no Marrocos

Publicada em 19/09/2013, às 22h23 | Atualizada em 27/09/2013, às 12h29

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Prefeito Luciano Rezende ao lado José Fortunati
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Fortunati, designou o prefeito para falar de temas ligados às cidades médias
Yuri Barichivich
Prefeito Luciano Rezende participando do Gabinete Itinerante
O Gabinete Itinerante é uma das ferramentas da gestão compartilhada, que será apresentada para gestores de diversas partes do mundo

Imagine poder compartilhar questões locais de uma cidade e, com isso, solucionar problemas de várias outras localidades pelo mundo afora! Partindo dessa premissa, vários governantes, líderes, sociólogos, pesquisadores e técnicos de várias partes do mundo irão se reunir da próxima terça-feira (1º) a sexta (4) na cidade de Rabat, Marrocos, para o IV Congresso Mundial de Líderes Locais e Regionais.

O evento está sendo organizado pela CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), que reúne várias cidades espalhadas pelo mundo na busca de novas experiências e do fortalecimento da democracia.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, foi designado pelo presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Fortunati, a participar de uma mesa que discutirá temas ligados às cidades médias. "É uma honra muito grande ter sido recomendado por Fortunati a participar da mesa que vai falar sobre cidades médias, planejamento, financiamento dessas cidades e apresentar a nossa gestão compartilhada", disse Luciano.

O prefeito também se prepara para falar, além da gestão compartilhada em Vitória, sobre projetos como Botão do Pânico (em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado), Onde Anda Você? e Vitória Alfabetizada.

Ele ressaltou a importância da troca de experiências com outras cidades. "É um fórum muito importante que acontece de três em três anos com prefeitos do mundo inteiro e a troca de experiência é fundamental, pois estarão ali prefeitos das cidades mais importantes do mundo", disse.

E completou: "Vou atendendo ao convite da organização do evento, sem nenhum custo para a Prefeitura de Vitória, e vejo isso como uma oportunidade para que a gente possa divulgar nossa bela cidade, nossos projetos e também aprender com outras experiências pelo mundo".

José Fortunati, que também é prefeito de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, lembrou que o congresso da CGLU é o maior evento que congrega cidades do mundo inteiro reunidas em mesas temáticas trocando experiências entre si.

"A CGLU reconhece o Brasil como uma incubadora de bons projetos. E o prefeito Luciano (Rezende) foi recomendado por ser o segundo vice-presidente de Relações Internacionais da FNP e por administrar Vitória, uma capital muito importante do ponto de vista econômico. A presença dele vai qualificar a participação da FNP no congresso", frisou.

A CGLU representa e defende os interesses dos governos locais na conjuntura mundial independente do tamanho da comunidade. Com sua sede em Barcelona, na Espanha, o programa busca aumentar a influência de governos e representações locais na governança global.

A rede apoia programas de cooperação entre cidades e auxilia a formação de parcerias visando o fortalecimento da democracia e a participação de entidades e governos locais no âmbito internacional.

O congresso mobiliza pessoas de várias partes do mundo numa troca de experiências e realidades urbanas locais, que, no final, acabam virando realidades globais, pois, quanto mais perto estiver do problema, grandes são as chances de resolvê-lo.


Voltar ao topo da página