Notícias

Semob e Defesa Civil identificam áreas de risco e orientam a população

Publicada em 30/09/2013, às 10h00

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Oliveira Alves
Defesa Civil, Barão Monjardim
Servidores da Defesa Civil identificam pontos onde há a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra e desabamentos

A Prefeitura de Vitória trabalha intensamente na prevenção de deslizamentos na capital. Para isso, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) e a Defesa Civil Municipal realizam o Mapeamento das Áreas de Risco das Encostas do município. É o projeto Mapenco, que identifica os pontos da cidade onde há a possibilidade de ocorrência de acidentes, associados a danos ou perdas de vidas humanas, e produz laudos sobre encostas que têm risco de desabamento.

Com o levantamento, a administração municipal pode tomar decisões mais rápidas, diminuir o risco à vida dos moradores e reduzir os danos materiais e os transtornos sociais e econômicos produzidos pelos acidentes, em vez de apenas realizar ações de recuperação de áreas depois que esses eventos tenham ocorrido.

No entanto, analisar apenas o aspecto geológico não é suficiente para resolver o problema. Por isso, a Prefeitura de Vitória investe na conscientização da população. Parte do projeto é dedicada a reuniões com as comunidades. A meta é mobilizar a população para agir ativamente e evitar que desastres aconteçam.

Lixo

A população pode contribuir para evitar deslizamentos. Para isso, é preciso evitar o acúmulo de lixo nas encostas. No dia seguinte ao acidente na encosta da rua Barão de Monjardim, no Centro, a Secretaria Municipal de Serviços retirou das ruas 74 toneladas de lixo. Foram removidos galhos, folhas, areia, materiais de construção, guarda-chuvas e garrafas PET. Todos os meses são retiradas 50 toneladas de lixo que chegam aos bueiros da rede de drenagem da cidade.


Voltar ao topo da página