Notícias

Curso de confeiteiro gera renda e estimula qualificação e novos negócios

Publicada em 14/08/2013, às 13h03 | Atualizada em 14/08/2013, às 13h27

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
D. Eraldina da Silva Xavier no curso de confeiteiro na unidade de inclusão produtiva
Cozinheira Eraldina Xavier participa do curso para criar doces variados e conquistar novos clientes

Aprimorar o trabalho, ganhar novos clientes e ter mais segurança ao preparar quitutes são objetivos da cozinheira Eraldina da Silva Xavier, que participa do curso de confeiteiro promovido pelo Pronatec e Sest/Senat e realizado na Unidade de Inclusão Produtiva (UIP), em São Pedro, com acompanhamento da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória.

Moradora da Praia do Suá, Eraldina se inscreveu no curso para oferecer uma variedade maior de produtos confeitados e melhorar a renda da família. Ela contou que não tem, por enquanto, o objetivo de abrir um negócio próprio, mas quer oferecer delícias produzidas com técnica mais apurada aos moradores de seu bairro e vizinhos.

"Criei três filhos produzindo e vendendo as comidas mais variadas, mas senti necessidade de me esmerar e buscar alternativas. O conhecimento adquirido no curso servirá para surpreender os atuais e novos clientes", disse.

Também participante do curso, Enedir Cabral de Oliveira, 56 anos, disse que pretende preparar os doces, em especial cup cake e bolos de aniversário, e oferecer em festas e cerimoniais. "Aprendi a fazer também bombons caseiros e rocambole de doce de leite e quero surpreender quem provar meus quitutes, que possuem meu toque especial, algo único".

Moradora de Goiabeiras, Enedir pretende crescer e ter um negócio próprio. Ela disse que, naturalmente, sua clientela tem crescido, mas que para isso precisa sempre inovar e criar novos sabores. "Minha família apoia e também participa. A renda serve a todos e desejo que também trabalhem comigo".

Capital

Elizabeth Nader
Curso de confeiteiro na unidade de inclusão produtiva
Participantes do curso de confeiteiro prepararam a primeira mesa para degustação

Já Evanilda da Silva Tomasi, 42 anos, pretende conseguir capital para se adequar ao aumento de clientes. Ela contou que, preparando os alimentos com dedicação e amor, os elogios somente aumentam. Moradora do Morro do Quadro, disse que sempre inova na busca do melhor sabor.

"Somente aprendi a cozinhar e me aprimorei há três anos. Num pequeno evento, meus pães caseiros e bolo fizeram o maior sucesso. Uma pessoa foi falando com a outra e os clientes não pararam de crescer. Agora, preciso de apoio financeiro a juros baixos e vou buscar a Prefeitura por meio do Programa de Acesso ao Crédito da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória".

Acompanhamento

Segundo a gerente de Qualificação Profissional, Fabiana Santos de Oliveira, além de promover a qualificação profissional do trabalhador, a Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória oferece suporte aos trabalhadores autônomos e aos microempreendedores na formalização, fomento, organização e acesso ao microcrédito.

Segundo o instrutor do curso de confeiteiro, Antônio Marcos Xavier, os participantes do curso se mantiveram estimulados e interagiram ao aprender ou aprimorar a técnica em busca de maior segurança no preparo e oferta dos alimentos.

"Este é um mercado em ascensão. Amplo em padarias, restaurantes, docerias ou por conta própria. O que define o sucesso é a dedicação, o esmero e o preparo que somente é possível com formação", disse Xavier, que há 20 anos ensina o preparo das delícias.

O Pronatec-Brasil Sem Miséria é uma ação de formação inicial e continuada coordenada e financiada pelo Ministério da Educação. O objetivo principal é promover cursos de qualificação profissional com carga horária mínima de 160 horas.

As prefeituras participam definindo os cursos, mobilizando, inscrevendo e acompanhando os alunos. Também apoiam a inserção dos mesmos no mundo do trabalho.


Voltar ao topo da página