Notícias

Prefeitura de Vitória abre planilha de composição das tarifas de ônibus

Publicada em 02/08/2013, às 16h50 | Atualizada em 20/09/2013, às 10h46

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
ônibus
Moradores e passageiros contam com informações transparante sobre a composição das tarifas no transporte público da capital

Como são calculados os preços das passagens de ônibus em Vitória? Quais os custos embutidos na tarifa? Como os valores e reajustes são estabelecidos? A Prefeitura de Vitória quer dar essas respostas em linguagem direta e transparente a todos os moradores da capital, organizações sociais e órgãos de fiscalização.

Para isso, a administração municipal vai consultar especialistas, ligados a universidades locais, para rediscutir a elaboração da planilha: os itens que integram os custos, os pesos de cada um na definição das tarifas e as fórmulas aplicadas.

"Essa medida faz parte de uma ação, dentro da visão de gestão compartilhada, para que a população possa acompanhar todos os atos do governo com transparência absoluta, principalmente as tarifas públicas de ônibus, que passam a ter uma facilitação de acesso maior, por meio do nosso site", argumentou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Na última sexta-feira (2), foi publicada a versão atualizada da tabela de custos no site da Prefeitura. Quem quiser verificar as fórmulas aplicadas na composição dos preços pode solicitar a planilha eletrônica por meio do site ou pelo telefone da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura (Setran): 3382-6447.

Com informações acessíveis e transparentes, moradores e organizações podem questionar, solicitar esclarecimentos ou fazer sugestões sobre as tarifas municipais também no Portal da Transparência.

Transparência

Há alguns anos, a Prefeitura de Vitória publica no site um resumo das planilhas, por meio do qual os moradores podem apenas visualizar os custos que compõem as tarifas. "Queremos melhorar a linguagem para que qualquer pessoa possa entender os custos e a composição. Queremos total transparência na definição das tarifas", disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata.

Elizabeth Nader
Linha de ônibus 212
Tarifa dos ônibus municipais é definida pela Câmara Temática de Transporte Público de Passageiros

A tarifa dos ônibus municipais é definida pela Câmara Temática de Transporte Público de Passageiros, vinculada ao Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (Comuttran-Vitória) . Desde junho de 2013, o valor da tarifa do transporte coletivo convencional é R$ 2,40 e do transporte seletivo, R$ 2,55.

A planilha que define o reajuste da tarifa dos ônibus municipais é composta pelos custos dos diversos insumos que envolvem o sistema - combustíveis, lubrificantes, peças e acessórios, pneus, despesas com pessoal e benefícios trabalhistas - e pela remuneração do capital fixo das empresas operadoras do sistema.

Considera-se também o número de passageiros transportados no exercício imediatamente anterior, quilometragem percorrida, número de veículos, tributos, entre outros. Os custos obtidos para os veículos convencionais e os obtidos para os micro-ônibus são ponderados, chegando-se à tarifa que será negociada para efeito de reajuste.


Voltar ao topo da página