Notícias

Unidade de Saúde de Consolação é destaque da Semana Mundial de Amamentação

Publicada em 31/07/2013, às 17h24

Por Simone Kobe, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Curso para gestantes na Unidade de Saúde de Consolação
Curso para gestantes da Unidade de Saúde de Consolação recebeu reconhecimento da Waba

A Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba) mais uma vez reconheceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) no incentivo ao aleitamento materno e incluiu a experiência da Unidade de Saúde de Consolação no material de divulgação da campanha 2013.

A unidade oferta o Curso de Gestantes para todas as grávidas que realizam o pré-natal no local, com objetivo de preparar as futuras mamães para os cuidados com o bebê. Elas aprendem sobre aleitamento materno, direitos da gestante e do bebê, higiene bucal e técnicas de relaxamento e respiração. O curso conta ainda com visitas aos bancos de leite do Hospital da Polícia Militar (HPM), do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) e da Maternidade Pró-Matre.

A assistente social Maria das Graças Brandão Amorim, orientadora do curso, explicou que o objetivo é fortalecer a participação das gestantes no acompanhamento pré-natal. "O grupo de gestantes surgiu como uma estratégia para trabalhar a relação mãe e filho já na gestação, estreitando vínculo e trabalhando a importância do cuidado integral com o bebê. A amamentação é parte fundamental desse cuidado".

Na última sexta-feira (26), nove unidades de saúde de Vitória receberam certificação internacional da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba) pelo trabalho desenvolvido pela Semus na Semana de Aleitamento Materno do ano passado.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) acontece em 120 países e, oficialmente, é realizada de 1º a 7 de agosto. A Waba define, a cada ano, o tema a ser trabalhado no período, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno e é responsável pela adaptação do tema, que esse ano chama atenção das mães para que procurem os profissionais das unidades de saúde: "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você - Conte com um profissional de saúde".


Voltar ao topo da página