Notícias

Recém-nascidos de Vitória recebem visita domiciliar das equipes de saúde

Publicada em 16/07/2013, às 17h09 | Atualizada em 16/07/2013, às 17h58

Por Simone Kobe, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Programa Vitória da Vida
Mamães recebem uma camiseta do programa Vitória da Vida e outros materiais, como álbum e informações sobre aleitamento materno

Todos os recém-nascidos que moram na capital, independente de classe social, local de moradia ou se são ou não usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), recebem a visita domiciliar das equipes de Saúde da Família até o 10º dia de vida.

O objetivo é orientar as mães sobre vacinas, consultas médicas, primeiros cuidados com higiene do bebê e aleitamento materno, além de realizar o agendamento para a primeira consulta da criança com o médico da família na unidade de saúde mais próxima de casa.

De janeiro a maio deste ano, já foram realizadas 1.478 visitas. As ações fazem parte do programa Vitória da Vida.

"Essa é uma estratégia importante para a diminuição da morbimortalidade infantil e criação de vínculo com a unidade de saúde para acompanhamento tanto do bebê e da mãe quanto da familia", contou a assistente social e referência técnica da Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, Renilsa Silveira Amorim Souza.

Acervo pessoal
Fernanda Sartório com filho Lucas
Fernanda Sartório elogiou a visita que a equipe da Semus realizou ao pequeno Lucas

A visita dura, em média, 30 minutos e as mamães recebem um kit com as informações sobre aleitamento materno, primeiros cuidados, uma camiseta do programa e um álbum para os primeiros registros do bebê.

A publicitária Fernanda Sartório, de 29 anos, contou que ficou surpresa com a visita que o pequeno Lucas recebeu. "É uma visita que chega quando a mãe está realmente precisando. A profissional que esteve aqui em casa falou sobre a importância do aleitamento até os seis meses de vida e informou que a Unidade de Saúde de Jardim da Penha estava à disposição para as vacinas e consultas com o pediatra".

Ela confessou que não sabia da oferta desse serviço na capital. "Eu não tinha conhecimento desse serviço e, apesar de ter feito um curso de gestante e ter me preparado bastante para o momento, achei um trabalho maravilhoso".


Voltar ao topo da página