Notícias

Vitória faz intercâmbio com Holanda para trazer melhorias ao tratamento do lixo

Publicada em 02/07/2013, às 14h01 | Atualizada em 02/07/2013, às 14h17

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Com o objetivo de fazer um intercâmbio de experiências sobre como é feito o tratamento do lixo mundo afora, o coordenador da NL Agency (entidade responsável pelo processamento do lixo nos Países Baixos), Herman Huisman, o cônsul geral adjunto do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro, Arie Plieger, e o cônsul honorário da Holanda em Vitória, Andreas Schilt, reuniram-se com a equipe da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) nesta última segunda-feira (1º).

Eles visitaram a Unidade de Transbordo, em Resistência, e trataram de diferentes assuntos, como coleta de lixo, logística, transbordo e destino final dos resíduos na capital. Outro tema tratado foi o projeto de mudança do tratamento de lixo em Vitória. O município está estudando novas maneiras de otimizar a coleta e aumentar o percentual de reciclagem do lixo.

Diego Alves
Consulado holandes
Visitantes foram à Unidade de Transbordo de Vitória para conhecer o processo de destinação final do lixo na capital
Diego Alves
Consulado holandes
Reunião teve o objetivo de trocar experiências sobre o tratamento dos resíduos sólidos

Usando a Holanda, país que recicla 80% do lixo produzido, como referência, as equipes holandesa e capixaba trocaram informações técnicas e visitaram a Unidade de Transbordo e a empresa Marca Ambiental, responsável pelo aterro sanitário onde é depositado o resíduo da cidade. Os holandeses destacaram a importância do investimento em novas tecnologias na área de gestão de resíduos sólidos.

"Foi muito interessante conhecer o processo realizado em Vitória. Mesmo com dinheiro limitado, muitas ações interessantes já são realizadas. É preciso agora seguir com novas alternativas para o tratamento do lixo", comentou Herman Huisman.

Já Arie Plieger destacou que Vitória já conta com processos inovadores em relação ao tratamento do lixo e que as pessoas que trabalham na área demonstram paixão pelo trabalho. "Isso é importante, pois, assim, todos trabalhando com a mesma ideia, será possível fazer mudanças que tragam mudança de rumo", explicou.

O secretário de Serviços, Alex Mariano, informou que esses encontros são apenas o início do debate do tema. "A gestão de resíduos sólidos precisa ser vista de forma metropolitana e continuaremos a tratar o tema com a sociedade em outros encontros. Vamos construir a verdade em conjunto com a sociedade".


Voltar ao topo da página