Notícias

Sistema binário em Jardim Camburi começa a ser implantado em junho

Publicada em 30/04/2013, às 13h52 | Atualizada em 30/04/2013, às 13h59

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Jardim Camburi e o Sistema Binário
Mudanças viárias foram apresentadas aos moradores durante o encontro no auditório da Emef Elzira Vivácqua

Os moradores de Jardim Camburi aprovaram as mudanças viárias que acontecerão no bairro. Durante novo encontro com técnicos da Prefeitura de Vitória, na noite desta segunda-feira (29), foi apresentado a eles o cronograma de implantação do sistema binário na região, o que permitirá melhorar o trânsito e a qualidade de vida de todos. A reunião ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua dos Santos.

As alterações nas vias serão feitas gradativamente pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e começarão no dia 1º de junho. As mudanças serão divididas em duas fases: educação para o trânsito e sinalização das ruas e avenidas.

O sistema binário tem o objetivo de transformar algumas vias de sentido duplo em mão única. A mudança vai desafogar o trânsito em Jardim Camburi, além de promover a mobilidade urbana e mais qualidade de vida para os moradores. No encontro, que faz parte do modelo de gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória, foram apresentadas as intervenções nas vias e o cronograma de implantação da primeira etapa do sistema.

Na parte inicial do projeto, 13 vias vão virar mão única. São elas: a avenida Munir Hilal e as ruas Florêncio Batista, José Anchieta Fontana, João Batista Miranda Amaral, Carlos Romero Marangoni, Darly Antônio Lima, Dora Vivacqua, Dulce de Brito Espíndula, Aurora de A. Ferreira, Odenir Freitas Castro, Agenor Amaro dos Santos, Milton Manoel dos Santos e Ruy Pinto Bandeira. A sinalização da primeira etapa termina no dia 30 de junho.

Yuri Barichivich
Jardim Camburi e o Sistema Binário
Secretário Max da Mata disse que o sistema binário vai humanizar o trânsito de Jardim Camburi

Além do panorama atual de Jardim Camburi e da perspectiva de como ficará o fluxo das vias do bairro, a Setran apresentou as mudanças de itinerário das linhas de ônibus que circulam na região, como 211 (Santo André/Jardim Camburi), 310 (Jardim Camburi/Santo André) e 103 (Jardim Camburi/Caratoíra). A próxima reunião com os moradores será no dia 1º de julho, quando será apresentado o estudo da segunda etapa de implantação do sistema.

Campanha Educativa

Antes das 13 primeiras vias se transformarem em mão única, uma campanha educativa entrará no bairro com carros de som, orientação dos agentes de trânsito, faixas e folhetos informativos. A ação tem o objetivo de orientar condutores e pedestres para as alterações das vias.

"Essa primeira etapa será rápida, pois o projeto de sinalização já está pronto. O sistema binário vai humanizar o trânsito de Jardim Camburi", ressaltou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata.

Matéria relacionada

Moradores têm papel importante na busca por melhorias na capital


Voltar ao topo da página