Notícias

Prefeitura lança campanha sobre lixo para diminuir riscos de dengue e alagamento

Publicada em 28/03/2013, às 16h59 | Atualizada em 28/03/2013, às 16h59

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Kennya Gava


Elizabeth Nader
Funcionários da PMV no mutirão contra dengue no bairro Goiabeiras
Garis retiram utensílios e entulhos jogados nas ruas para evitar focos da dengue

Você sabia que o lixo depositado de forma errada contribui para os alagamentos e a proliferação do mosquito da dengue? Para conscientizar a população sobre os problemas que os maus hábitos podem causar na cidade inteira, a Prefeitura de Vitória está lançando uma campanha educativa para esclarecer sobre a importância de acondicionar corretamente o lixo e descartá-lo no local correto.

O material será veiculado na TV, no rádio, na internet e nas traseiras dos ônibus que circulam pela capital (busdoor) a partir desta sexta-feira (29). A ideia é envolver toda a comunidade, evitando assim que, com as chuvas tão comuns nesta época do ano, bueiros e galerias fiquem entupidos e provoquem alagamentos na cidade ou a dengue.

O problema do lixo em locais errados na cidade é mais comum do que muita gente imagina. Só para se ter uma noção, de janeiro a março deste ano, foram recolhidas pela Prefeitura de Vitória 240 toneladas de lixo e entulhos apenas nas caixas ralo, conhecidas como boca de lobo.

Serviços

André Sobral
Papa Móveis
Serviço de Papa-Móveis realiza o recolhimento gratuito de móveis e utensílios domésticos usados

A Prefeitura de Vitória disponibiliza alguns serviços que facilitam a vida da população no descarte de materiais. Um desses serviços é o Papa-Móveis, que realiza o recolhimento gratuito de móveis e utensílios domésticos usados, mediante a solicitação do morador da cidade. Para solicitá-lo, o cidadão deve ligar para o Fala Vitória 156, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.

O serviço, que é realizado a partir de agendamento, conta com uma equipe que vai à residência do morador e recolhe o móvel doado. Quando são materiais irrecuperáveis, os produtos são enviados às associações de catadores, como sucata ferrosa ou plástica, para que possam ser vendidos, gerando renda. Os produtos em condições de uso são doados a comunidades, através de encaminhamento feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Assim, o serviço diminui os gastos públicos com o envio desses materiais ao aterro sanitário.

Outra iniciativa que o cidadão de Vitória tem à sua disposição é o horário com antecedência da coleta do lixo em sua rua, neste endereço. Nele, existe uma ferramenta que permite conhecer o horário previsto para o caminhão de lixo passar no endereço solicitado. Com essa informação, os moradores podem colocar seu lixo domiciliar na rua perto do horário de recolhimento. O lixo deixado na rua durante muito tempo pode trazer vários transtornos, como o entupimento da rede pluvial, causando alagamentos. Outro incômodo é a proliferação de ratos e insetos.


Voltar ao topo da página