Notícias

Quatrocentos servidores mobilizados para fazer alerta e eliminar focos da dengue

Publicada em 16/01/2013, às 13h55

Por Suzana Tatagiba, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Prefeito Luciano Rezende visita ação conjunta da prefeitura contra da Dengue no bairro Bela Vista
Prefeito Luciano Rezende e secretária Sony Itho alertam sobre risco de proliferação da dengue a partir das caixas d´água

Cerca de 400 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Secretaria de Serviços (Semse) estão envolvidos na campanha "Dia D de combate à dengue". A ação mobilizou Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, garis de varrição, garis alpinistas, operadores de roçadeiras, caçambas e carros de recolhimento de lixo da Semse. O trabalho integrado vai abranger 11 bairros da capital.

O mutirão contra a dengue será realizado em locais com maior incidência de foco do mosquito transmissor (Aedes Aegypti). As intervenções de eliminação de focos e mobilização da população continuam. Nesta quinta-feira (17), equipes da Semus e da Semse iniciam os trabalhos nos bairros Estrelinha, São Pedro I e Santa Tereza.

Por fim, no dia 22 (terça-feira), as ações serão levadas para Nova Palestina, Resistência e Jardim Camburi. Nos territórios maiores, serão vistoriados cerca de 9 mil imóveis e, nos menores, 2 mil.

Cada bairro receberá, durante cinco dias, uma ação intensificada. Já foram distribuídas pelos agentes de saúde 5 mil sacolas plásticas para acondicionamento do lixo pelos moradores. Depois, elas serão recolhidas pelos garis da Prefeitura de Vitória. A Semus vai utilizar telas para ralos, 4 mil capas para caixas d’água e os agentes de campo ainda farão tratamento em caixas de passagem e bueiros.

Lixo

Hoje, o maior quantitativo de focos do mosquito transmissor da doença encontra-se dentro da casa do morador e, por isso, serão vistoriados todos os imóveis, visando à eliminação dos recipientes descartáveis - garrafas de plástico e latas -, telamento de caixas d’água e ralos e ao tratamento com larvicida de vasos e pratos de plantas, calhas, tanques e lajes.

 Em 2012, foram 875 casos confirmados da doença em Vitória. Em janeiro deste ano, já são 96 casos confirmados através de exames laboratoriais, com a morte de uma moradora do bairro Bonfim. A maior incidência do mosquito está nas regiões de Santo Antônio e São Pedro.


Voltar ao topo da página