Notícias
PMV reúne Câmara Intersetorial para definir ações voltadas à segurança alimentar
Publicada em 15/02/2023, às 16h20 | Atualizada em 15/02/2023, às 16h24
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Os integrantes da Câmara de Articulação Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) se reuniram, na manhã desta quarta-feira (15), para definições de ações a serem desenvolvidas no primeiro semestre deste ano.
Na lista de atividades, a promoção de minicursos e um seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Previsto para o mês de abril, o seminário tem o objetivo de apresentar os principais conceitos relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a essência intersetorial dessa política, evidenciando o cenário no município de Vitória.
O público da ação serão servidores vinculados à Assistência Social, Educação, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Desenvolvimento da Cidade e Habitação, além de integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).
Além do Seminário, a Câmara debateu a importância de acompanhar intersetorialmente, na perspectiva da Segurança Alimentar, os novos beneficiários do Programa Vix + Cidadania, cujas primeiras entregas estão previstas para o mês de março.
Câmara Intersetorial
A Câmara Intersetorial de Segurança alimentar e Nutricional (Caisan) é uma das instâncias que compõe o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória (Sisan Vitória). O Sisan foi criado por meio da Lei Municipal 8.401/2012.
A representante da sociedade civil na Caisan e vice-presidente do Comsea, Sandra Machado, destacou que as ações da Câmara são fundamentais para a disseminação das informações, tendo como maior beneficiário o cidadão. "Devemos fazer tudo para alcançar o cidadão que tem fome. Quem tem fome tem pressa", comentou Sandra.
No final da reunião da Caisan, a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner Vianna Toniati, destacou a importância do encontro para o desenvolvimento de ações de forma a combater à fome e a insegurança alimentar. "Isso me enche de orgulho. Pensar que é possível construir uma cidade mais justa e fazer chegar o alimento a quem tem que comer é muito importante", disse ela.
A secretária municipal de Assistência Social (Semas), Cintya Schulz, ressaltou que o tema segurança alimentar é transversal, cujas ações estão e dependem de outras políticas públicas. "Na Assistência Social, o foco é a garantia de acesso aos alimentos. Juntos podemos fazer de forma mais articulada, mais eficiente e eficaz", avalia Cintya.