Notícias

Tema Cidades Sustentáveis será abordado nesta sexta-feira na Feira do Verde

Publicada em 18/11/2010, às 19h39

Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui


Samira Gasparini
Poste híbrido
Especialistas vão apresentar no seminário durante à tarde as potencialidades do Espírito Santo para geração de energia eólica

O debate científico, técnico e educativo desta sexta-feira (19), no auditório dos Ipês, na 21ª Feira do Verde, começa com o Seminário Ciência e Tecnologia para Cidades Sustentáveis.

Às 9h30 será a palestra Ciência, Ética e Sustentabilidade, com o doutor em história Dante Marcello Claramonte Gallian.

Às 10h30 ocorre a palestra "Educação Ambiental para novos tempos e sociedades", que será ministrada pelo doutor em educação e pós-doutorado em Psicologia Social da USP, Marcos Sorrentino.

Mesa-redonda

À tarde, no mesmo auditório, às 14 horas, será realizada a Mesa-redonda: Produção de Ciência e Tecnologia a serviço da sustentabilidade no Estado do Espírito Santo.

A palestra inicial é Potencialidade do ES para geração de energia eólica, com o especialista em Direito de Petróleo e Gás, Ayrton de Souza.

Ainda, nesta mesa-redonda, às 15 horas, será apresentado o Programa de incentivo à ciência, tecnologia e pesquisa no Espírito Santo, com o engenheiro agrônomo e mestre em nutrição, Aureliano Nogueira da Costa.

Universidades

Outro dois temas a serem abordados na mesa-redonda será a Contribuição do Ifes na produção de C&T, com o doutor em Engenharia Civil, Fábio Có, e, às 16 horas, A contribuição da Ufes na produção da C&T, com o pró-reitor de Extensão e doutor em comunicação e semiótica Aparecido José Cirilo, pela USP.

No final da tarde, às 16h30, será encerrada a mesa-redonda com a abordagem Pesquisas de melhoramento genético de espécies comerciais, com o doutor de Fitopatologia e pesquisador da Incaper, José Aires Ventura.

Fechando o dia de debates, nesse auditório, haverá, às 19 horas, a palestra "Exercitando a Sustentabilidade: Manual de Referência Marmorarias - Recomendações de Segurança e Saúde no Trabalho, com José Geraldo Aguiar da Fundacentro-ES e a abordagem: "O uso da nanotecnologia - contradições e desafios com Arline Sydnéia Abel Arcur, da Fundacentro-SP.


Voltar ao topo da página