Notícias

Áreas de restinga em Camburi vão compor mosaicos a céu aberto

Publicada em 30/07/2021, às 15h16

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis

André Sobral
Plantas da Restinga de Vitória
Áreas de restinga são compostas por vários mosaicos (canteiros de arranjos florísticos) formados por diferentes espécies nativas (ampliar)
André Sobral
Plantas da Restinga de Vitória
Concepção do projeto valoriza a paisagem de Camburi, que é um dos principais cartões-postais de Vitória (ampliar)

Que a restinga da praia de Camburi está cada dia mais bonita, todo mundo sabe. O que pouca gente sabe é que cada nova área cercada é composta por vários mosaicos (canteiros de arranjos florísticos) formados por diferentes espécies nativas, incluindo floríferas e frutíferas, muito bem estudadas para garantir autenticidade, diversidade, beleza e vida longa ao ecossistema da praia.

A técnica do mosaico para reintrodução da restinga é inédita no Brasil e foi desenvolvida por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). No trecho entre o píer de Iemanjá e a avenida Adalberto Simão Nader, já foram montados 200 mosaicos, de 28 composições (modelos) diferentes, representando o plantio de 1.300 mudas herbácias, arbustivas e arbóreas, além de milhares de ipomeias (vegetação rasteira) e a reintrodução de cerca de 40 espécies que haviam desaparecido da orla. 

Esse trecho compreende a primeira fase do projeto de recuperação e cercamento da restinga, prevista para ser concluída até o final deste mês. "As mudas, agora, só precisam de irrigação e cuidados para crescerem. As pessoas já estão percebendo a beleza da restinga, mas vai ficar muito mais bonita com o tempo", explica o engenheiro agrônomo Fernando Pratti, idealizador dos mosaicos e coordenador do projeto.

A técnica do mosaico diferencia-se por evitar que plantas mais vigorosas cresçam e abafem outras espécies, acabem por ocupar toda a área e obstruam a vista para o mar. "A concepção do projeto valoriza a paisagem de Camburi, que é um dos principais cartões-postais de Vitória. As equipes da Semmam levaram em conta vários anos de experiências urbanísticas e ambientais para a criação desse projeto", disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger.

Em toda a orla, serão plantadas cerca de 25 mil mudas, além as ipomeias. A mesma técnica será usada em outras áreas de restinga de Vitória.

Aterros e singularidades

Segundo o engenheiro, os mosaicos foram criados de acordo com as características singulares de cada trecho da praia. Há espaços em que o solo é mais fraco, outros em que o vento é mais forte e ainda tem as diferentes temperaturas da areia e fatores como a proximidade com o calçadão.

O estudo descartou espécies de arbustos mais altos e fechados, que podem obstruir a iluminação ou passar a sensação de insegurança para os frequentadores da praia.

Além disso, a areia de Camburi é originária de aterros, praticamente sem nutrientes, e atinge altas temperaturas, causando a desidratação e a morte das mudas.

Diante desse desafio, o Viveiro Municipal Reverendo Jaime Wright se dedicou à produção de espécies mais resistentes e o projeto dos mosaicos adotou cobertura de serrapilheira, obtida com a trituração de material originário das podas realizadas na cidade.

"A serrapilheira possibilita a irrigação regular, protege a umidade e a temperatura do solo e ainda atua como adubação", explica Pratti.

Com esses cuidados, a pega das mudas plantadas tem alcançado quase 100%, um índice recorde também.

Cercamento

O cercamento das áreas de restinga na praia de Camburi está sendo realizado pela Prefeitura de Vitória em parceria com a Vale. Coube à Semmam a concepção do projeto, o planejamento e a coordenação dos plantios, sendo de responsabilidade da empresa a coordenação da equipe de campo e o custeio da operação.

André Sobral
Plantas da Restinga de Vitória
André Sobral
Plantas da Restinga de Vitória

Voltar ao topo da página