Notícias

Dia Mundial da Voz é comemorado com orientações e música na US Vitória

Publicada em 17/04/2019, às 11h26

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Dia Mundial da Voz
Grupo NoSUS Coral fez apresentação e ressaltou importância dos cuidados com a voz

No Dia Mundial da Voz, comemorado nesta última terça-feira (16), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vitória, no Centro, chamou a atenção dos munícipes para os cuidados que visam preservar a voz e a atenção devida às alterações vocais, que podem ser sinais de diversas patologias.

Falar sem esforço, articular bem as palavras, beber bastante água, fazer repouso vocal, evitar pigarrear, sussurrar ou gritar e manter boa postura corporal ao falar são algumas das principais recomendações dos especialistas para o bom cuidado do aparelho vocal.

"Esse é um dia especial para a gente pensar na nossa saúde vocal e na prevenção ao câncer de laringe. De 5 a 8% da população brasileira apresenta algum problema vocal e a gente precisa cuidar da nossa voz", aponta a diretora da UBS, Muriel Carminati.

Amigo da voz

A UBS Vitória ainda possui um grupo que é amigo da voz, o NoSUS Coral, coordenado pela fonoaudióloga Aline Pignaton. A turma se apresentou para quem estava na unidade. O grupo é aberto a profissionais e usuários de unidades do Centro de Vitória e os ensaios acontecem todas as terças-feiras, às 8 horas, na US Vitória.


Voltar ao topo da página