Notícias

Música, filme e poesia marcam Dia da Eliminação da Discriminação Racial

Publicada em 20/03/2019, às 18h02

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Karolyne Oliveira


Divulgação Semcid
Dia da Eliminação da Discriminação Racial
Batalha poética vai marcar a celebração do Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial na praça do Bairro do Quadro

O Núcleo Afro Odomodê realiza, nesta quinta-feira (21), o Slam EmpreteSendo. A ação será às 19 horas, na praça do Bairro do Quadro, em alusão ao Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial.

O evento é uma edição especial para marcar a data e será o primeiro realizado no espaço. Durante a atividade, haverá batalha poética com competição entre os artistas.

Ao todo, serão cinco batalhas, cujo objetivo é entrar para o Circuito Estadual de Slam. O administrador do Odomodê, Jackson Ferreira, explica que o EmpreteSendo vai contar com a participação de poetas consagrados.

"Vamos contar também com o jovem Marcos Oliveira, que é atendido no Odomodê e também participante de coletivos de poesia".

Casa da Juventude

Já na Casa da Juventude, o dia será marcado pela exibição de documentários e, em seguida, debates sobre o tema proposto pelos filmes. A atividade acontece na sede do espaço, em São Pedro, a partir das 14 horas.

Rede social

Divulgação Semcid
Dia da Eliminação da Discriminação Racial
Data foi instituída pela ONU após massacre contra negros na África do Sul

Para chamar atenção para a data, a Coordenação de Políticas da População Negra, da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), também realiza uma ação voltada para o enfrentamento à discriminação.

Uma arte com o tema será divulgada nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Além disso, a imagem será usada no descanso de tela de todos os computadores da Prefeitura de Vitória.

O secretário da Semcid, Bruno Toledo, destaca que a realidade brasileira indica que a população negra é aquela que apresenta os piores dados nos indicadores sociais, o que revela o tamanho do racismo no Brasil. Segundo ele, a data não poderia passar sem que a Prefeitura demarcasse seu compromisso no enfrentamento ao racismo.

"Nesse sentido, fazer ações para a juventude negra, que é a que tem mais sofrido a violência fortemente, mostra claramente que essa é nossa prioridade na gestão".

Saiba mais

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Johannesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército interveio e atirou sobre o protesto, matando 69 pessoas e ferindo 186.

A tragédia ficou famosa como o Massacre de Shaperville e, em memória, a ONU instaurou o 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.


Voltar ao topo da página