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Servidores participam de capacitação sobre o Plano Plurianual
Publicada em 10/08/2018, às 17h20 | Atualizada em 10/08/2018, às 17h21
Por Melissa Künsch, com edição de Josué de Oliveira
Com o compromisso de cumprir as cinco diretrizes e os 47 objetivos estratégicos do Plano Plurianual (PPA), a Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) promove capacitações mensais até o fim do ano entre os servidores responsáveis pelo monitoramento dessas ações.
Na tarde desta quinta-feira (9), 60 servidores participaram do encontro. Segundo a subsecretária de Planejamento, Gestão, Projetos e Captação de Recursos, Joseane Zoghbi, as capacitações promovem interação entre as secretarias, o que só fortalece a execução do PPA.
“O PPA é uma peça legal que exige o acompanhamento das ações e a prestação de contas da gestão. Essas capacitações são muito importantes, pois além de gerar conhecimento, têm como consequência o aumento do comprometimento dos servidores e a interação entre as secretarias”, explica a subsecretária.
Para Joana Capuzzo, gerente de gestão governamental, é importante esse movimento de dedicação dos servidores para o desenvolvimento do PPA.
“É muito gratificante ver a participação e o interesse dos servidores, contribuindo para o bom funcionamento da gestão”, disse.
Sobre o Plano Plurianual
O PPA é uma lei que deve ser elaborada no primeiro ano de mandato de um prefeito, entra em vigor no segundo ano e termina no primeiro ano do mandato seguinte, quando deverá ser elaborado outro PPA. Cada Plano Plurianual dura quatro anos e deve ser um projeto de desenvolvimento.
Em Vitória, o PPA é composto por 38 programas, 380 ações e 154 indicadores. Foram definidas cinco diretrizes estratégicas, que são: Cidade Inteligente, Cidade Justa, Cidade Saudável, Cidade Humana e Cidade Feliz, acompanhadas de 47 objetivos estratégicos.
Entre eles, estão: fortalecimento e ampliação da ocupação dos espaços públicos, melhoria da segurança na cidade, ampliação do índice de transparência da gestão pública em todos os níveis e promoção do uso da tecnologia na gestão pública para melhorar a qualidade de vida e dos serviços prestados.