Notícias

Carnaval 2018: sucesso de público e tranquilidade no Centro Histórico

Publicada em 14/02/2018, às 08h30 | Atualizada em 14/02/2018, às 09h47

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Paula Bourguignon


André Sobral
Carnaval de Vitória
Público lotou a praça Costa Pereira para prestigiar os shows no Carnaval
Imagem divulgação
Bloco Bleque
Blocos de rua arrastaram milhares de pessoas nas ruas do Centro

Sucesso de público e tranquilidade. Foi assim o Carnaval no Centro Histórico de Vitória. Em um clima de muita alegria, diversão e paz, os foliões lotaram as vias da região para aproveitar os blocos e as atrações na praça Costa Pereira.

Os blocos arrastaram uma multidão. Entre sábado (10) e terça (13), desfilaram no local Pela Dona’s do Centro, Bekoo das Pretas, Magrelas Voadoras, Regional da Nair, Bloco Bleque e Amigos da Onça. Eles contaram com autorização e apoio logístico da Prefeitura de Vitória.

Na praça Costa Pereira, não faltaram opções e atrações, todas gratuitas. O público prestigiou vários shows. Samba e as tradicionais marchinhas se misturam à música pop e aos clássicos da MPB para transformar o evento em um momento de alegria para os foliões.

Passaram pelo palco: projeto Pindorama, com o DJ Gustavo Txai; Orquestra Urbana de Vitória; Projeto Feijoada; Guardiões do Corso; Caixadá; Derengos; Bloco Bleque; Samba Sim; Dennise Pontes e Fanfarra.

Matinês

A criançada não ficou de fora. A Prefeitura preparou matinês carnavalescas na praça do Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras; na praça 3 de Maio, em Goiabeiras; e no Parque Moscoso, no Centro. A galerinha se divertiu com a Claws Banda e com o espetáculo 'Respeitável Público", da Ratimbum.

Diego Alves
Regionalzinho da Nair
Bloco Regionalzinho da Nair levou muitas crianças e famílias para o Parque Moscoso
Matheus Thebaldi
Matinê no Parque Moscoso
Trupe Ratimbum alegrou a criançada na matinê do Parque Moscoso

Sucesso

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o sucesso do Carnaval na capital. "Fico muito feliz de ver o esforço do governo em retomar o Carnaval de rua e, principalmente, valorizando o Centro. Ter sido acompanhado por uma multidão de pessoas durante esses dias e as matinês com muitas crianças e famílias, esse é o resultado. O desfile das escolas de samba no Sambão também foi um sucesso absoluto na semana anterior. O Carnaval da capital bem feito e organizado, sem nenhuma ocorrência importante e de cultura popular, alegria e paz, fortalece o turismo na cidade, gerando empregos, trabalho e renda e fortalecendo a imagem de Vitória no Brasil e no mundo". 

Essência

"O Carnaval de rua é a essência da festa. É o elemento popular criando a identidade de quem o produz, na busca da alegria, do festejo, da comemoração. Das matinês espalhadas pela cidade, dedicadas à criançada, aos shows da tradicional praça Costa Pereira e aos blocos de rua, tudo se resume numa grande festa, cuja essência e destino são um só: o público”, disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

Limpeza

Após os milhares de foliões saírem de cena nas vias do Centro Histórico, o bloco dos garis fez bonito no Carnaval de Vitória. Durante todas as madrugadas, a equipe de limpeza da Prefeitura de Vitória atuou para deixar a cidade limpa e recolher todos os resíduos deixados nas ruas.

"Tivemos equipes trabalhando direto após a passagem dos blocos e as atrações no Centro. A Prefeitura fez a ação de limpeza de madrugada e início da manhã para que os moradores tivessem uma cidade limpa e organizada, sem trazer nenhum tipo de transtorno ou incômodo. Assim, todos podiam aproveitar os espaços públicos logo no início da manhã", disse o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim Gonçalves.

Além das vias do Centro, a ação de limpeza foi realizada de forma intensificada também nas praias da cidade.

Segurança

A Guarda Municipal ajudou a manter a ordem e a segurança no Centro durante o Carnaval. Em um trabalho conjunto e harmônico com a Polícia Militar, não foram registradas ocorrências mais graves.

Uma equipe de 12 agentes de proteção de comunitária da Guarda Civil Municipal atuou diariamente. De sábado (10) até a última segunda (12), a corporação contou com um efetivo de 141 agentes de trânsito para atuar nos pontos de interdição no Centro, como avenidas Jerônimo Monteiro e Beira-Mar, onde foi registrado maior movimento de carros.

"Tudo transcorreu de forma civilizada e tranquila, sem ocorrências graves e nenhum registro de homicídio", disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Ele ressaltou ainda que, no período do Carnaval, cinco veículos foram autuados por som alto. 

André Sobral
Carnaval de Vitória
André Sobral
Carnaval de Vitória

Voltar ao topo da página