Notícias

Núcleo Afro Odomodê recebe oficina e ensaio aberto sobre cultura negra

Publicada em 10/03/2016, às 16h30

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Fachada do Núcleo Afro Odomodê
Núcleo Afro Odomodê desenvolve atividades culturais voltadas para jovens afrodescendentes entre 15 e 29 anos

O projeto Afro Odomodê, em Fonte Grande, vai receber, nesta sexta-feira (11) e no próximo dia 18, às 10 horas, a ação "Tambor Dialético", com oficina e ensaio aberto ministrado pelo projeto Marujada de Cabôco. A participação na oficina é aberta para o público em geral.

Por meio da ação, o jornalista e poeta Eduardo Ojú vai propor uma brincadeira referendada nos folguedos e saberes populares do norte do Espírito Santo para ser feita nas ruas, em áreas verdes e espaços abertos da cidade.

Para isso, os participantes se organizarão no formato de uma roda, farão uso de instrumentos percussivos e performatizarão uma narrativa mítica a partir de textos em verso e prosa. Além disso, eles serão convidados a pensar como os saberes negro e indígena estão presentes na cultura popular e como essas matrizes culturais também são fontes das grandes religiões, ciências, filosofias e artes.

Oficina

Nesta sexta (11), às 10 horas, a oficina parte do mundo antigo ao contemporâneo para apresentar o cabôco barroco e universal - personagem duplo que surge da diáspora africana e do holocausto indígena. Trata-se de propor uma imagem afrocêntrica do ser humano no lugar da representação eurocêntrica.

Já no dia 18, o público será apresentado ao universo mítico da cultura popular do norte capixaba. Na ocasião, serão descritas e apresentadas as manifestações do Ticumbi, do Reis de Bois e do Jongo, bem como as festas populares de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares. Durante a atividade, o participante conhecerá alguns pontos e histórias que compõem a brincadeira Marujada de Cabôco, ao manusear diretamente instrumentos de percussão e brincar na roda.

Ao final da atividade, o público protagonizará a própria brincadeira composta por suas referências e gostos mais os elementos apresentados no Tambor Dialético. "Buscamos através do tambor e da brincadeira de roda refletir sobre a relação cultural entre Espírito Santo e África. Como usamos o que em nós é negro e indígena para pensar e saber?", explica Eduardo Ojú.

O Núcleo Afro Odomodê desenvolve atividades culturais voltadas para jovens afrodescendentes entre 15 e 29 anos que residem em Vitória. O núcleo é um espaço de formação, convivência e participação que busca estimular, sensibilizar e mobilizar os jovens para a luta contra os preconceitos, violências e exclusões.

Serviço

Oficina do projeto Marujada de Cabôco / Tambor Dialético
Quando: dias 11 e 18 março, das 10 às 12 horas
Onde: Núcleo Afro Odomodê - Escadaria Jaime Figueira, 13, Fonte Grande
Inscrições gratuitas pelo Fan Page do projeto Marujada de Cabôco (www.facebook.com/MarujadaDeCaboco) ou pelo e-mail seozuardo@gmail.com . 
Informações: (27) 99705-0767


Voltar ao topo da página