Notícias

Vitória vai realizar minioficinas para gestão da orla

Publicada em 16/05/2019, às 15h06 | Atualizada em 17/05/2019, às 13h39

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Praia de Camburi
Vitória assumiu a responsabilidade da gestão das praias do município

Após receber da União a responsabilidade de gestão de todas as praias do município, a Prefeitura de Vitória recebeu como contrapartida instituir um Comitê de Gestão da Orla e um Plano Integrado de Gestão Integrada da Orla.

Para isso, está promovendo oficinas de planejamento com representantes da sociedade que têm relação com a orla. Foi realizada uma primeira oficina do Projeto Orla, em abril, para elaboração de diagnósticos ambiental e socioeconômico simplificados, classificação e construção de cenários de uso e ocupação da orla.

Vitória foi dividida em setores e, com a participação da sociedade civil, associação de moradores e instituições, elaborou-se um primeiro escopo de relação dos problemas recorrentes e ações para solucioná-los.

A partir de 21 de maio, minioficinas serão realizadas para apresentar e consolidar os cenários da primeira oficina. 

Comunidade

Toda a comunidade da capital poderá participar das mini-oficinas, onde estarão em pauta a gestão da orla e as melhores formas de realizar esse processo.

A empresa Visão Ambiental é a responsável pela coordenação técnica das atividades. "A participação das comunidades é fundamental para o planejamento e a execução de diversas ações na orla", disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Mateus Mussa.

Gestão

As praias marítimas urbanas, inclusive bens de uso comum com exploração econômica (quiosques, bares e restaurantes), serão geridos pelo município. A finalidade do termo de adesão é estabelecer condições para uma melhor gestão dos espaços litorâneos, ensejando uma melhoria continuada e orientada para o uso racional e a qualificação ambiental e urbanística desses territórios.

Formas de exploração

O município também poderá explorar a publicidade, licenciar e fiscalizar atividades econômicas, realizar obras e até ceder espaço para realização de eventos na orla. Equipamentos para melhorar a infraestrutura turística também podem ser instalados nas praias. Toda receita arrecadada dessas atividades será do município.


Voltar ao topo da página