Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vitória lança aplicativo para alertas de áreas de risco

Publicada em 08/02/2018, às 08h01

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldi@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação

Alerta da Defesa Civil

Aplicativo emite alerta para moradores de áreas de risco em períodos chuvosos (Ampliar imagem)

Em Vitória, os moradores que possuem o aplicativo Vitória Online em seus celulares recebem alertas de deslizamento de terra ou rolamento de rochas em áreas de risco da capital. Em caso de estado de alerta, uma notificação é enviada automaticamente para todos os cidadãos que têm o app e estão localizados dentro de uma área definida pela Defesa Civil em relação ao local monitorado.

Conforme o Plano Municipal de Redução de Risco, a capital possui 6.612 pessoas morando em 25 áreas de risco em Vitória. No total, são 1.889 residências localizadas nesses locais.

Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o aplicativo proporciona aos moradores um canal de interação direta com a Prefeitura, além de segurança e proteção.

"O morador recebe os alertas automáticos no telefone celular. Em pouco tempo, nós vamos formar uma rede de milhares de voluntários que poderão ajudar ainda mais a Defesa Civil, porque a Defesa Civil somos todos nós. O uso da tecnologia é uma tendência na nossa gestão, a cidade inteligente, porque o uso da tecnologia gasta menos recursos, presta melhor serviço, principalmente para quem mais precisa, no caso as famílias que vivem em encostas e que são as mais necessitadas de um apoio rápido. Então, o uso do aplicativo com um custo baixíssimo vai criar uma rede de monitoramento e proteção às famílias ainda maior", ponderou. 

Diego Alves

Visita de prefeito a área de risco no Forte São João

Prefeitura realiza o monitoramento permanente das áreas de risco de Vitória (Ampliar imagem)

Monitoramento

A Defesa Civil Municipal faz um trabalho permanente de monitoramento de toda a capital. "Nosso monitoramento é feito de forma permanente, porque a cada chuva mudam as estruturas geológicas de terrenos da cidade", disse o prefeito.

A prevenção é uma preocupação da administração municipal. "Temos 22 pluviômetros, que medem a intensidade das chuvas", disse o coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno Rocha.

A Defesa Civil mantém um esquema de plantão e vistoria de áreas de risco. Uma equipe do órgão está 24 horas de prontidão para atender a qualquer demanda da população. O munícipe pode acionar o plantão através do telefone (27) 98818-4432.

"Quando constatado algum risco geológico ou estrutural, o morador deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil para uma avaliação técnica do local. Em situações de emergência ou calamidade, atuamos na orientação e retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e a assistência necessária", explica o coordenador.

Encostas

A administração municipal investe no monitoramento e em obras de contenção de encostas. Desde 2013, a Prefeitura já realizou 46 obras em áreas de risco.

Obras de contenção foram realizadas nos seguintes bairros: Moscoso; Fonte Grande; Alagoano; Mário Cypreste; Ariovaldo Favalessa; Gurigica; Consolação; Bento Ferreira; Ilha de Santa Maria; Jaburu; Jesus de Nazareth; Fradinhos; Bairro de Lourdes; Jucutuquara; Joana D'Arc; Santa Martha; São Benedito; Bonfim; Conquista; Comdusa; Santa Tereza; Mangue Seco; Forte São João; Centro; Romão; Tabuazeiro; Penha; São Benedito e Fradinhos.

"O maior desafio da cidade durante as chuvas é proteger as encostas. O trabalho de educação para evitar que as pessoas joguem lixo nas encostas é grande. O lixo funciona comparando com a experiência de uma camisa seca e uma camisa molhada. Essa camisa seca pesa dez vezes menos do que a camisa molhada. E o lixo jogado irregularmente nas encostas, quando chove, ele ganha um peso extraordinário e aquilo desliza colocando em risco as casas que estão embaixo", alertou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site