Notícias

Vitória firma parceria com Ufes para discutir melhorias no trânsito e segurança

Publicada em 01/03/2018, às 17h02

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Eduardo Brinco
Parceria da Semsu com a Ufes
Reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, assinou o termo de cooperação, juntamento com secretário Fronzio Calheira e sub Edvandro Sipolatti

Uma parceria para discutir melhorias na mobilidade urbana e segurança de Vitória. Foi com esse intuito que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) assinou, nesta quinta-feira (1º), um convênio com o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Com a parceria, os dados da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) serão fornecidos para uma equipe da instituição, que vai processar as informações visando desenvolver soluções que melhorem a mobilidade urbana e a segurança do município.

De acordo com o subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti, a assinatura do termo de cooperação é mais uma parceria que tem tudo para produzir bons resultados para Vitória.

"As câmeras de videomonitoramento vão subsidiar os trabalhos para aprimorarmos o atendimento à sociedade com respostas mais rápidas e eficientes, contribuindo na redução dos números de acidentes de trânsito, bem como na mobilidade urbana e segurança", apontou.

A parceria tem previsão de duração até abril de 2020 e, ao final dos estudos, serão apresentadas soluções que podem automatizar parte da tarefa de monitoramento visual e planejamento de tráfego, podendo ainda haver fornecimento de informações para os usuários por meio de aplicativos de smartphones e meios de comunicação.

Tecnologia

"A tecnologia é fundamental para garantir segurança, auxiliar na fluidez do trânsito e, principalmente, para dar agilidade na solução de demandas geradas para melhorar a gestão da cidade", ressaltou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

O reitor da Ufes, professor Reinaldo Centoducatte, também destacou importância da cooperação entre os órgãos. "A assinatura do termo possibilita que professores, técnicos e alunos da Ufes participem da pesquisa, que vai gerar bons resultados para o município. Queremos explorar ao máximo dessa parceria".


Voltar ao topo da página