Notícias

Vitória cria grupo para construir Plano Municipal de Segurança Alimentar

Publicada em 24/04/2015, às 16h32 | Atualizada em 24/04/2015, às 17h45

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
1ª CÂMARA INTERSETORIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Gestores municipais estiveram reunidos na sala anexa para participar da reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional
Carlos Antolini
1ª CÂMARA INTERSETORIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Secretário Municipal de Assistência Social, Marcos Marinho Delmaestro, destacou a importância da discussão das ações de forma compartilhada

Vitória está saindo na frente na discussão da Política de Segurança Alimentar e Nutricional a ser adotada no município. Nesta sexta-feira (24), gestores da administração municipal participaram da primeira reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória (Caisan).

O objetivo do encontro foi dar início às atividades da Câmara Intersetorial para construir e monitorar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O prefeito em exercício de Vitória, Waguinho Ito, destacou a importância da reunião. "Vitória é a primeira capital a realizar a reunião. Todos os participantes e secretários estão envolvidos com a causa e respeitam a temática", afirmou Waguinho, que ainda lembrou que a capital irá realizar a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, nos dias 7 e 8 de maio.

O secretário municipal de Assistência Social, Marcos Marinho Delmaestro, avisou que a ação terá a participação de vários gestores da Prefeitura. "Neste evento, tivemos a oportunidade de articular várias ideias e ações sobre a temática de segurança alimentar e nutricional com várias frentes de trabalho".

Na palestra de abertura, o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Pedro Makumbundu Kitoko, fez elogios à qualidade do atendimento prestado no Restaurante Popular de Vitória. "O local está indo muito bem, pois atende não só o cidadão que reside em Vitória, mas estudantes e trabalhadores formais e informais de municípios vizinhos que atuam na capital, com refeição de qualidade e preço acessível".

Medidas

A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Maria Geralda do Carmo Lima, apresentou para os gestores municipais os planos e as principais medidas para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória.

A coordenadora da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado, Marilene Rodrigues Cristo, fez um panorama da realidade local. "A Caisan pode mostrar a realidade do município, à medida que avalia os programas e ações de Segurança Alimentar e Nutricional e constrói e monitora o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional nas diferentes esferas governamentais. No Estado, 12 municípios aderiram ao Sisan. O Acre tem 40 municípios. Esperamos chegar, até o final de 2015, com 50 municípios inscritos".

Programas

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Laydiane Silote Barbosa, explanou a importância do fortalecimento da intersetorialidade nos programas e ações municipais.

"O Restaurante Popular de Vitória, em parceria com as diferentes secretarias municipais e órgãos não governamentais, desenvolve ações em Saúde e Cidadania, na perspectiva da promoção da saúde e prevenção de agravos, além do olhar social destinado ao público participante das atividades. Também temos o Banco de Alimentos Herbert de Souza, com concessão de cestas de alimentos e capação de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovendo,assim, o fortalecimento do Banco de Alimentos e do PAA, além do SISAN".

Estiveram presentes na reunião: o prefeito em exercício, Waguinho Ito; o secretário de Assistência Social, Marcos Marinho Delmaestro; a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Anabel Araújo Gomes Pereira; a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Laydiane Silote Barbosa; a secretária de Saúde, Daysi Koehler Behning; o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco de Abreu; o secretário de Meio Ambiente, Max da Mata; e, representando a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Cleber Bueno Guerra.


Voltar ao topo da página