Notícias

Viagem pela Literatura: Caminhão da Cultura estará em Itararé neste sábado (13)

Publicada em 11/04/2024, às 13h05 | Atualizada em 11/04/2024, às 14h37

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Atividades do sábado (13) são gratuitas e abertas ao público.

O caminhão da cultura, que celebra os 30 anos do Projeto Viagem Pela Literatura, "estaciona" com as suas atrações lúdicas no bairro Da Penha, nesta sexta (12) e, no sábado (13), em Itararé. Desta vez, a contemplada para receber a ação cultural é o Centro Municipal de Educação Infantil Sophia Musengny Loureiro.

A iniciativa, que é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Sesi Cultura, leva o projeto para dentro das escolas da rede municipal de ensino, uma sexta-feira por mês, e tem apresentações abertas à população no dia seguinte, sábado, disseminando a cultura por meio das linguagens artísticas, da música e contação de histórias.

"Mais lúdico impossível! Fechamos uma parceria incrível com a Findes e o Sesi, que nos cedeu um caminhão palco cultural. Funciona assim: o caminhão entra nas escolas, em espaços como pátios ou estacionamentos e os estudantes são convidados a assistirem a apresentações culturais com música e contação de histórias com personalidades que acompanham o projeto Viagem Pela Literatura ao longo destes 30 anos. No dia seguinte, temos a mesma ação aberta para as comunidades", detalha o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

No sábado (13), as atividades têm início às 9h30, na praça de Itararé, onde estará estacionado o caminhão, com Eliane Correia, do Grupo Mais um Ponto Mais um Conto, realizando contações de histórias. Neste dia, a música será por conta do artista Fábio Pinel.

Educação

Além da Semc, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) abraça o projeto por meio da indicação das escolas que receberão a ação e abertura dos seus espaços de ensino.

"Temos muito orgulho de participar do projeto Viagem Pela Literatura, o que reforça nosso compromisso em promover o acesso à cultura para nossas crianças e estudantes. Essa iniciativa amplia horizontes, estimulando o gosto pela leitura e enriquecendo a experiência educacional dos estudantes", declarou a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.


Voltar ao topo da página