Notícias

Vagas para agendamento online da vacina contra gripe continuam disponíveis

Publicada em 24/04/2018, às 14h02 | Atualizada em 24/04/2018, às 14h02

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Marcos Salles
Vacinação contra gripe em 28 unidades de saúde e 12 postos extras
Idosos integram o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe

O agendamento online para a campanha nacional de vacinação contra a gripe teve grande procura, e as vagas se esgotaram em algumas unidades de saúde nesta última segunda-feira (23), primeiro dia de vacinação. No entanto, a rede municipal de saúde já recebeu novas doses de vacina, além das 7,8 mil vagas já existentes.

Com isso, as vagas estão disponíveis para o grupo prioritário em qualquer uma das 28 unidades de saúde de Vitória. O município recebeu, até o momento, apenas 20% da cota total de vacinas e, por isso, só foram disponibilizados 25 mil agendamentos na primeira etapa. Dessa forma, o agendamento online para a marcação da vacinação é primordial para garantir o acesso à imunização.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, ressaltou que o número de vagas disponibilizadas pelo sistema está condicionado à quantidade de doses recebidas do Ministério da Saúde e repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para a campanha.

"À medida que o município receber novas doses, serão reabertas mais vagas para o agendamento. Também poderão surgir novas vagas à medida que houver faltas ou desistências", disse a secretária. 

Doses

No primeiro dia de campanha, 3 mil pessoas foram imunizadas e, até o momento, 17.905 agendamentos já foram feitos.

O público-alvo da campanha é composto por idosos com 60 anos ou mais, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais, trabalhadores da Saúde, professores que atuam em sala de aula de escolas regulares e funcionários do sistema prisional. A estimativa é imunizar 98.985 pessoas em Vitória.

O planejamento para a vacinação do público-alvo tem cronograma definido para a abertura de novas vagas no agendamento online.

Dia D

Além da vacinação nas unidades de saúde, Vitória e os demais municípios do Espírito Santo também irão participar do Dia D da Vacinação, em 12 de maio, para todos os grupos prioritários.

Como fazer o agendamento

Para agendar, acesso o endereço, em "Escolha o serviço", selecione a categoria "Saúde" e, em "Selecione o Serviço", clique sobre o seu respectivo grupo de vacinação (manhã ou tarde).


Voltar ao topo da página