Notícias

Unidades de saúde de Vitória promovem ações do Dia Mundial do Diabetes

Publicada em 12/11/2018, às 08h00

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Dia Mundial da Diabetes
Semus oferece à população, em todas as 29 unidades de saúde, serviços de prevenção ao diabetes

Para chamar a atenção da população de Vitória para o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou atividades durante todo o mês de novembro nas unidades de saúde.

Veja a programação 

Família

Neste ano, o tema da campanha é "A Família", ressaltando como o núcleo familiar pode contribuir no cuidado e na prevenção da doença, mas também como ela é impactada quando alguém próximo descobre o diabetes.

Segundo o Ministério da Saúde, 90% das pessoas que sofrem com a doença desenvolvem o diabetes tipo 2, que tem relação significativa com genética, sedentarismo e excesso de peso, situações diretamente influenciadas pelos hábitos praticados no interior das famílias.

Vitória promove ações que visam conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção e da educação em diabetes, ressaltando que o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento são fundamentais para a qualidade de vida das pessoas que têm a doença.

Cuidados contínuos

A Semus oferece à população, em todas as 29 unidades de saúde, serviços de prevenção ao diabetes, inclusive, encaminhamentos para especialistas quando a situação exige.

Além disso, promove ações de educação em saúde e disponibiliza medicamentos, exames laboratoriais, glicosímetros e insumos para o automonitoramento.

Números

A Federação Internacional de Diabetes estima que existam mais de 250 milhões de pessoas vivendo com diabetes no mundo, sendo 4% delas (10 milhões) no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 33% da população brasileira com idade entre 60 e 79 anos tem diabetes ou alguma alteração relacionada à glicose.

Atualmente, Vitória possui 13.804 pessoas cadastradas nas unidades de saúde com diagnóstico de diabetes.


Voltar ao topo da página