Notícias

Unidades de saúde de Vitória oferecem pré-natal masculino

Publicada em 05/12/2017, às 13h54

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
Atendimento médico
Pré-natal masculino é uma forma de aumentar o vínculo do pai com o filho

Em Vitória, os futuros papais contam com o serviço de pré-natal masculino nas unidades de saúde desde 2015. A oferta é baseada no eixo "Paternidade e Cuidado" da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

O objetivo do programa, normatizado pelo Ministério da Saúde em 2011, é motivá-los a também participar do pré-natal, fazendo um conjunto de exames preventivos realizados pela parceira no início da gestação.

Trata-se de uma possibilidade de o homem poder acompanhar o desenvolvimento e crescimento do seu filho, preparar-se para a paternidade e, ao mesmo tempo, ter acesso aos serviços de saúde.

"Isso faz com que o homem entenda mais sobre o ciclo gestacional . Além disso, aumenta o vínculo do casal e o vínculo com a unidade de saúde, fazendo com que ele desperte o interesse em cuidar de sua saúde", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa

O pré-natal masculino é ofertado nas unidades de saúde de Andorinhas, Consolação, Jesus de Nazareth, Resistência e Praia do Suá.

Como funciona o pré-natal masculino

Ao obter o resultado positivo no teste de gravidez em uma unidade de saúde, a mulher é vinculada à rotina do pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS). É esse o momento que o Ministério da Saúde recomenda que se proponha a realização de exames e testes também pelo homem.

No pré-natal, o homem realiza exames de rotina, testes rápidos e tem a carteira de vacinação atualizada. Entre os exames, estão sorologia para hepatites B e C, HIV e sífilis, diabetes, colesterol e pressão arterial.

Ele recebe informações sobre o risco e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, sobre a possibilidade de realização da cirurgia de vasectomia e, caso necessário, são solicitadas consultas complementares e outros exames preventivos, como de próstata.

A realização dos testes e a adesão ao tratamento do parceiro com sífilis ou HIV tem grande importância na diminuição do risco de contágio da mãe para a criança.

Premiação

Este ano, a Unidade de Saúde (US) de Andorinhas ganhou destaque no encerramento do curso de Especialização em Saúde da Família, da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

A médica da rede Laizza Corrêa Finamore Carlos ficou em 3º lugar na premiação dos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados, sendo a única representante do município de Vitória.

Com o tema "Pré-Natal Masculino: Integridade do Atendimento ao Casal no Período Gestacional", o trabalho destaca a importância do acompanhamento da figura do pai e da mãe nesse momento.


Voltar ao topo da página