Notícias

Unidade de saúde da Grande Vitória promove ação de prevenção de DST´s

Publicada em 05/04/2017, às 12h51

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Legião da Boa Vontade (LBV)


Divulgação Semus
Camisinha
Ação irá promover a distribuição de preservativos aos participantes
Divulgação Semus
Ação DST unidade de saúde Grande Vitória
Alunos fizeram palestra para conscientizar a população sobre a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis

Moradores dos bairros Inhanguetá, Estrelinha, Universitário e Grande Vitória foram convidados a participar de uma ação de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DST´s), principalmente a sífilis, que está sendo promovida nestas quarta (5) e quinta (6) pela unidade de saúde da Grande Vitória.

A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Igreja Católica e a LBV, que cederam os espaços para a realização da ação, além da Faesa e Politec, com a participação de alunos de Enfermagem e de Técnica em Enfermagem, respectivamente. As lideranças comunitárias locais apoiam a ação.

A programação começou na manhã desta quarta-feira (5), na Igreja Católica de Inhanguetá, e prosseguirá à tarde das 14 horas às 15h30. Amanhã (6), a atividade será na sede da LBV, das 9 às 11 horas e das 14 horas às 15h30, localizada na rodovia Serafim Derenzi, 1560, em Inhanguetá.

Haverá palestras e mesas-redondas sobre planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis e testes rápidos de sífilis e hepatites virais, além de distribuição de preservativos masculinos e femininos. Além disso, as crianças cadastradas no Programa Bolsa Família serão pesadas e medidas, para garantir a continuidade do benefício.

Gravidez

Para as mulheres com resultado positivo no exame, é ofertado ainda teste rápido de gravidez, para prevenção da sífilis congênita. "Os casos positivos serão encaminhados para a unidade de saúde de referência do bairro do morador para notificação dos casos e tratamento adequado das infecções", explica a diretora da US Grande Vitória, Paula Rezende Narciso.

Segundo a diretora, a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e, principalmente, da sífilis congênita é uma preocupação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

"Essa é uma comunidade de risco social, que precisa de orientações básicas de prevenção de doenças e promoções de saúde. Por isso, decidimos realizar essa ação para facilitar o acesso de toda a comunidade às medidas de prevenção e tratamento adequado, se necessário", afirmou.


Voltar ao topo da página