Notícias

Três unidades de ensino fundamental vão ser escola de tempo integral em 2015

Publicada em 23/09/2014, às 17h48 | Atualizada em 24/09/2014, às 18h09

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


Yuri Barichivich
Convenio da SEME
Encontro na sala de reuniões do gabinete do prefeito selou o acordo para a implantação das primeiras escolas de tempo integral em Vitória
Yuri Barichivich
Convenio da SEME
Prefeito Luciano Rezende destacou que a escola de tempo integral vai ao encontro da oferta de uma qualidade de ensino aos alunos da rede municipal

"Essa reunião é histórica para a cidade de Vitória". Foi dessa forma que o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, deu início à reunião em que foi assinado o termo de cooperação técnica para a implantação das primeiras escolas de tempo integral da capital, nesta terça-feira (23), na sala de reuniões do gabinete.

A iniciativa faz parte do Programa Educação Ampliada, que foi lançado recentemente pela Prefeitura de Vitória e faz parte do Planejamento Plurianual da cidade. Três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) serão selecionadas para a implantação do tempo integral em 2015. 

O encontro selou o acordo de cooperação entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), e o Movimento Espírito Santo em Ação, o Instituto Fucape de Tecnologias Sociais (IFTS), o Instituto Natura, o Instituto De Co-Responsabilidade Pela Educação (ICE) e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE).

"Essa reunião acontece no momento em que a pesquisa do Ideb revela que 58% das nossas escolas melhoraram a própria nota em relação à apuração anterior. Isso significa que, no ano que assumimos a gestão, a educação caminhou na direção que a gente deseja. A iniciativa de constituir escolas de tempo integral não só é uma experiência pioneira em Vitória, como vai ao encontro do que realmente se almeja para uma educação de qualidade", disse o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, destacou a importância da implantação do tempo integral nas unidades da rede municipal. "Temos observado que o tempo de permanência do aluno na escola é um fator que impacta de sobremaneira os resultados educacionais. Por isso, precisamos repensar o currículo e a forma como o aluno é percebido, entendido e acolhido no ambiente escolar, para que ele seja cada vez mais protagonista no processo de ensino e aprendizagem".

Ela completou: "Ao pensar em um ensino de tempo integral, é preciso repensar a dinâmica dentro de sala de aula, porque isso significa trazer elementos culturais das diferentes linguagens e outros universos. Sob essa perspectiva, identificamos que as diretrizes do município de Vitória estavam alinhadas com as diretrizes do Espírito Santo em Ação. Tenho certeza que a cooperação que se firma com o conjunto de parceiros apresentados hoje aqui só vai trazer benefícios para o cenário da escola de tempo integral".

Também estiveram presentes o presidente interino da Câmara Municipal, Davi Esmael, a promotora de Justiça de Vitória da área de educação, Maria Cristina Rocha Pimentel, a subsecretária pedagógica da Seme, Janine Mattar, e o presidente do IQE, Horário Almendra.

Yuri Barichivich
Convenio da SEME
Prefeito assinou o termo de cooperação que permitirá que três unidades passem a ser escolas de tempo integral em 2015
Yuri Barichivich
Convenio da SEME
Encontro reuniu representantes de institutos e entidades que são parceiros na implantação das escolas de tempo integral

Repercussão

"Vitória é uma cidade ambiciosa, uma vez que almeja ser o ponto de partida para uma transformação no estado inteiro. Eu destaco em Vitória a qualidade da infraestrutura das escolas. Isso realmente é um diferencial. E com os espaços adequados, com salas temáticas, por exemplo, as escolas se transformam em elementos de desejo dos pais, alunos e professores", avaliou o presidente do ICE, Marcos Antônio Magalhães.

"É a instituição de algo novo que se começa para mudar a história da nossa educação. É um avanço, e jamais retrocederemos quando o assunto for tempo integral", relatou o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, Davi Esmael.

"Nesse mundo globalizado e tecnológico que vivemos hoje em dia, acredito que as sociedades que crescerão são aquelas que possuem coalizão. E consigo enxergar isso dentro do Espírito Santo. Por isso apoiamos esse modelo de educação", disse o presidente do Instituto Natura, Pedro Vilares.

"Esse é um projeto para o Espírito Santo. Essas pessoas que hoje acolhem o projeto serão os semeadores de amanhã nas unidades dos 78 municípios capixabas. O auxílio da Prefeitura de Vitória é algo essencial para que, futuramente, possamos passar para os demais municípios essa proposta de trabalho", relatou o vice-presidente do Instituto Espírito Santo em Ação e presidente da Fucape, Aridelmo Teixeira.

"A vontade do Espírito Santo em Ação em oferecer para a sociedade melhoria no quesito educacional resultou em trazer esse projeto para as escolas da capital. É um voluntariado que atende a sociedade. Esse é o melhor agente transformador para o Estado. Toda a estrutura física e de professores em Vitória foi uma das melhores que encontramos em todo o país. Por isso, nós e os demais empresários estamos apostando nesse projeto, para que possamos observar melhorias. Temos todo o ambiente para que seja um projeto vitorioso. É um momento muito importante para nós, aqui presentes", relatou o presidente do Instituto Espírito Santo em Ação, Wagner Chieppe.

Elizabeth Nader
Angolanos na EMEF Ceciliano Abel de Almeida
Elementos culturais das diferentes linguagens e outros universos serão levados para as salas de aula
Foto Divulgação
Novas carteiras das Unidade de Ensino Municipais de Vitória
Unidades que passarão a ser escolas de tempo integral ainda serão selecionadas

Voltar ao topo da página