Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Todo o banco de dados da Prefeitura irá para prédio inteligente

Publicada em 17/03/2017, às 16h02 | Atualizada em 17/03/2017, às 16h05


Diego Alves

Visita ao novo prédio da SubTi

Prefeito Luciano Rezende e equipe participaram de vistoria final no prédio da SUB-TI (Ampliar imagem)

Diego Alves

Visita ao novo prédio da SubTi

Local também conta com sistema de reúso de água de ar-condicionado (Ampliar imagem)

Sistema de reúso de água dos aparelhos de ar-condicionado, placas de energia solar, sensores de movimento que acendem as lâmpadas quando necessário, câmeras de segurança por todo o local, banheiros acessíveis com alarme sonoro instalado por dentro para ser usado em caso de emergência do usuário, paredes sem cabeamento, ar-condicionado com detecção de fumaça, gerador próprio de energia. Tudo isso está num só local: na nova sede da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Semfa/Sub-TI) da Prefeitura de Vitória.

A nova sede da Sub-TI, que está prestes a ser inaugurada, terá o primeiro Datacenter municipal, que garantirá mais segurança aos sistemas de dados e informações da Prefeitura de Vitória. Localizado em Bento Ferreira, ele foi construído seguindo o modelo de prédio inteligente. No Datacenter, ficarão abrigados todos os sistemas da administração municipal, tais como RH, Educação, Saúde, Geoprocessamento, tributário, financeiro e contábil, entre outros.

Considerada o "cérebro" de todo o sistema informatizado da PMV, a sala "cofre segura" é equipada com servidores e infraestrutura com capacidade para armazenar todos os dados e informações que transitam no Executivo municipal.

Diego Alves

Visita ao novo prédio da SubTi

Prefeitura está na fase de licitação dos computadores antes de fazer a mudança da SUB-TI para o local (Ampliar imagem)

Diego Alves

Visita ao novo prédio da SubTi

Prédio inteligente conta com gerador para garantir a segurança do sistema de informações da PMV (Ampliar imagem)

Prédio inteligente

"O novo prédio da nossa Sub-TI é um dos mais inteligentes já construídos na nossa gestão, com reúso de água para lavagem de áreas comuns e regagem dos jardins e planejamento para energia solar. Essa obra é muito importante porque vai guardar tudo o que tramita na Prefeitura. Estamos trabalhando para eliminar o uso de papel, que tem um gasto enorme", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que fez uma revisão final da estrutura na manhã desta sexta-feira (17).

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos, destacou que o local permitirá que os servidores da pasta monitorem com mais precisão ainda e mais agilidade todo o sistema de inteligência de dados e sistemas da PMV. “Além disso, o prédio contará com gerador próprio, de forma a manter todo o sistema de segurança e informação ligados em caso de queda de energia, e também é 100% acessível”, disse Márcio Passos.

Gerador

Além disso, o prédio dispõe de gerador de energia próprio, permitindo a disponibilidade de todo o sistema de segurança e informações em caso de queda de energia. "Ainda mais adiante, serão instaladas placas de energia solar para manter o funcionamento do gerador e o prédio todo", adiantou Passos.

O secretário de Fazenda da Prefeitura, Davi Diniz de Carvalho, o prédio é mais uma obra com conceito inteligente e sustentável que a PMV vem adotando nas suas construções. "Tudo que fazemos visa à melhoria da qualidade do gasto público. Estamos fazendo mais com menos e reinventando a cidade de Vitória", destacou.

De acordo com a assessora técnica da Sub-TI Claudinete Vicente Borges, a mudança para o local acontecerá após a fase de licitação de computadores e equipamentos.

Acessibilidade

O prédio apresenta ainda 100% de conformidade com as normas de acessibilidade.

Recursos

A construção do prédio da Sub-Ti e do Datacenter municipal faz parte do Projeto PMAT 3 - Projeto de Modernização da Administração Tributária, financiado pelo BNDES.

Diego Alves

Visita ao novo prédio da SubTi

(Ampliar imagem)

Diego Alves

Visita ao novo prédio da SubTi

(Ampliar imagem)


Informações à imprensa:

SEGES/SUB-COM - Prefeitura de Vitória | Para dúvidas ou informações, use o Fala Vitória 156.

Com edição de SEGES/SUB-COM - Prefeitura de Vitória


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site