Notícias

Toda a riqueza do congo em exposição fotográfica no Museu Capixaba do Negro

Publicada em 21/03/2016, às 16h05 | Atualizada em 29/03/2016, às 17h05

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
l Mostra de Congo
Foto Divulgação
l Mostra de Congo

O congo é uma das manifestações mais tradicionais do Espírito Santo. Os tambores, o ritmo e as músicas são sinônimos da cultura popular do Estado. Celebrando essa expressão da cultura local, o Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” abriu a exposição fotográfica “O Congo entre Nós”.

A mostra fica em cartaz até o dia 20 de maio e conta com 25 fotos dos fotógrafos Aílton Antônio Dos Santos Junior, Fraga Ferri, Juliana Casotto Pirchiner, Karoll Oliveira e Marlene Martins de Oliveira e curadoria de Fraga Ferri e Karoll Oliveira.

O trabalho é uma forma de “resistência” e de dar visibilidade para a cultura popular. A exposição reúne uma série de imagens das bandas de congo de Timbuí, Mirim São Benedito e Mirim Santa Clara Estrela Guia do município de Fundão, além das indumentárias usadas nas manifestações festivas.

“A partir do momento que surgiu a ideia, trabalhamos em todo processo de criação, para que essa temática tenha uma valorização, por meio de suas crenças e valores tradicionais e rurais. Com essa perspectiva trabalhamos toda composição fotográfica e a instalação, onde trataremos o congo como sagrado” diz a curadora Karol Oliveira.

A mostra é uma realização do programa Entre Comunidades, da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes, que foi responsável pela escolha das fotos. 

Serviço

Exposição fotográfica “O Congo entre Nós”

  • Visitação de 22 de março a 20 de maio, de terça a sexta-feira, das 12 às 19 horas; sábados e domingos, das 12 às 16 horas
  • Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" - Avenida República, 121, Centro
  • Entrada Gratuita

Voltar ao topo da página