Notícias

Teatro e abordagens vão denunciar aumento da violência contra os idosos

Publicada em 09/06/2017, às 17h53 | Atualizada em 21/06/2017, às 13h57

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Elizabeth Nader
Idosos se manifestam no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Ação visa chamar a atenção da sociedade para a violência contra os idosos
Elizabeth Nader
Idosos se manifestam no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Objetivo é fazer com que as pessoas denunciem os casos de violência contra a população idosa

Uma realidade que precisa ser superada: somente em 2016, mais de 32 mil idosos sofreram algum tipo de violência no Brasil. Os dados são do Disque 100, o canal que recebe denúncias de violação de direitos da população.

Para chamar a atenção da sociedade para esse problema, o Fórum Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Região Metropolitana, em parceria com a OAB-ES, Conselho Municipal de Direitos Humanos de Vitória, Centro de Convivência para Terceira Idade (CCTI) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), vai promover, nesta terça-feira (13), das 13 às 16 horas, várias atividades em frente à Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá.

Teatro, apresentação de congo e abordagem às pessoas que circulam pelo local estão na programação, que inclui ainda uma audiência com os parlamentares capixabas antes de sessão ordinária.

"O ato público vai antecipar o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho). O objetivo é despertar a população contra todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa, como a discriminação, o desrespeito, a negligência e, especialmente, a violência física, financeira e psicológica", disse a secretária executiva do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Tatiane de Souza Oliveira Galvão.

Em Vitória, somente nos primeiros quatro meses deste ano, já foram registrados 200 casos de abusos contra idosos. "Todo o ano de 2015 registrou 452 casos. Temos que interromper essa onda de crescimento da violência", disse Tatiane.

Denúncias

Para denunciar violações de direitos das pessoas idosas, os cidadãos podem ligar:

  • Disque 100
  • Delegacia de Atendimento e Proteção às Pessoas Idosas: 3227-9545
  • Conselho Municipal do Idoso (Comid): 3382-6178
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social: Creas Centro - 3132.8065 / Creas Maruípe - 3233.3420 / Creas Bento Ferreira- 3132.1719

A ação vai reunir organizações voltadas para a defesa dos direitos da pessoa idosa dos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceddipi).

Formas de violência

Tatiane explica que uma das causas de violência contra os idosos é o despreparo das famílias para lidar com o envelhecimento e as doenças mais comuns da faixa etária, como as demências. "Os idosos têm necessidades específicas, e os filhos, muitas vezes, não sabem como atender, gerando o que chamamos de estresse do cuidador, sobrecarga. As famílias precisam se preparar para esse processo, que é natural", disse.

Segundo o Disque 100, mais de 70% das denúncias são relativas a esse tipo de negligência. Outro tipo de violência é o abuso financeiro. "Muitos idosos se encontram endividados devido a empréstimos realizados por filhos ou outros parentes, que lhes tomaram o cartão bancário", contou.

Há ainda a violência psicológica; a física e os maus-tratos.


Voltar ao topo da página